O garoto Rodrigo de Gasparini ,de 13 anos ,morreu atingido por uma bomba de fabricação caseira ,lançada pela torcida do São Paulo. Como já se era de se esperar vários outros casos ocorreram ,em agosto de 1995 Márcio Gasparin ,de 16 anos,foi morto a pauladas durante um confronto entre as equipes de São Paulo e Palmeiras ,esse confronto acarretou 102 feridos .Um professor de educação física Ricardo Guerra relata que para ele a violência no futebol tem relação direta com a violência praticada por jovens pobres, “A falta de acesso à educação de qualidade, oportunidades de diversão e lazer, local adequado de moradia com infraestrutura de transporte, segurança, saneamento e perspectivas de emprego, poderia contribuir para a identificação dos adolescentes com subgrupos sociais nos quais o comportamento violento se faz presente e é naturalizado, como é o caso das torcidas organizadas de times de futebol”, diz o mesmo .
Com tempos de pandemia a realidade das torcidas organizadas mudou ,aquela torcida que antes torcia dentro do estágio ,agora torce dentro de suas casas ,cada um na sua ,evitando tumultos, agressões e mortes. Enquanto essa realidade não vier a mudar ,as torcidas não terão como brigar ou fazer qualquer outro ato de violência ,a não ser que quebre os protocologos estipulados pelo governo.
Se conclui então que a violência nos estádios de futebol se vem pela rivalidade que existe entre as equipes ,porém não vale a pena que pessoas se machuquem, morram por causa disso ,torcer pelo seu time vai além da violência, vai além de qualquer ato que venha a machucar alguém, o futebol é mais que isso e os torcedores precisam ter consciência do que é certo e do que é errado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada