Avatar do usuário
Por Isabelaisa12
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67647
Durante o Império Romano, o saber político da plebe passou a incomodar o governo. Diante à isso, foi implantada a política do "Pão e Circo", que consistia em distrair a população em relação à realidade. Semelhantemente, as telenovelas podem assumir o mesmo papel de alienação da nação.
Percebe-se que, ao escolher uma novela ao invés de um informativo, o que é concreto fica para trás e as tramas fantasiosas confundem o telespectador por se passarem em cenários similares aos reais.
Para que essa alienação ocorra, não é preciso muito. Uma vez que as emissoras produzem o universo que quiserem, a audiência tende a comparar a ficção ao que é verdadeiro, tratando os problemas da "telinha" como parte do ambiente em que vivem.
Em síntese, o que deveria ser levado apenas como passatempo, acaba invadindo o campo político-social e promovendo a manipulação do público.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Avatar do usuário
Por Isabelaisa12
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67724
@Gi69 @vitoriaca

Olá, sei que vocês tem bastante pedidos de correção, mas se puderem passar por aqui, por favor! É minha primeira redação no fórum e queria saber oque eu posso melhorar.
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#67790
Oi, Isa!
1° atente-se à estrutura da redação.

Durante o Império Romano, o saber político da plebe passou a incomodar o governo. Diante à isso, foi implantada a política do "Pão e Circo", que consistia em distrair a população em relação à realidade. Semelhantemente, as telenovelas podem assumir o mesmo papel de alienação da nação.
📝INTRODUÇÃO: 1° PARÁGRAFO📝
✅Você escreve muito bem, o que já é um bom começo.
Você apresentou um repertório no início e o associou com o tema.
❌Acho que poderia deixar sua tese mais clara falando que isso é um problema.
❌Faltou o "spoiler" dos seus argumentos. Sobre o que você vai falar nos desenvolvimentos?

✍🏾DESENVOLVIMENTO
Percebe-se que, ao escolher uma novela ao invés de um informativo, o que é concreto fica para trás e as tramas fantasiosas confundem o telespectador por se passarem em cenários similares aos reais.
✅Você apresentou seu argumento 1.
❌Como assim confundem os telespectadores? Certifique - se de desenvolver todas as informações do seu texto.

✍🏾Sugestão: Explique como isso ocorre e tente provar com um repertório. Ademais, seria legal se no mesmo parágrafo você falasse sobre uma consequência bem explicadinha. Feche seu parágrafo com marca de autoria. Diga na 3° pessoa o que você pensa sobre tudo o que você disse até aquele momento. ✍🏾

🙂É bom fazer dois desenvolvimentos para o Enem, ok?🙂

📝CONCLUSÃO 📝
Percebe-se que, ao escolher uma novela ao invés de um informativo, o que é concreto fica para trás e as tramas fantasiosas confundem o telespectador por se passarem em cenários similares aos reais.

✍🏾Creio que seria sua conclusão 👆🏽. A conclusão do Enem tem que ter: agente ( quem vai fazer o quê? ) , meio ( o que vai ser feito ?) , modo ( como vai ser feito ) finalidade ( para quê?) detalhamento ( explique alguma coisinha 👆🏽👆🏽👆🏽 , por exemplo, detalhe o agente ou meio ).

✍🏾Em síntese, o que deveria ser levado apenas como passatempo, acaba invadindo o campo político-social e promovendo a manipulação do público.✍🏾
Acho que em outros textos ficaria ótimo esse final, mas na redação não.

💖OPINIÃO: Estude a estrutura de cada parágrafo da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Estude coesão e coerência também. Pesquise sobre marca de autoria e leia algumas redações nota mil !💖

Com estudo e esforço tu chega lá! Bons estudos!!🤗🤗🤗

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Avatar do usuário
Por Isabelaisa12
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67798
@Gi69, Ahhh, muito obrigada ❤️ EU imaginei que tinha problemas com o desenvolvimento, vou tentar melhorar.
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#67801
@Isabelaisa12 imagina! Eu também estava sofrendo com o desenvolvimento rsrs. Se puder ajudar é só me marcar💖

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#67912
Isabelaisa12 escreveu:@Gi69 @vitoriaca

Olá, sei que vocês tem bastante pedidos de correção, mas se puderem passar por aqui, por favor! É minha primeira redação no fórum e queria saber oque eu posso melhorar.
Ei, Isa!
Então, vi a correção da Gi e vou complementar com umas diquinhas de estrutura de redação.
Veja só:
ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar.
---/// INTRODUÇÃO (6 linhas)
- Contextualização: citação/alusão sobre o tema.
- Tese: o que a contextualização tem a ver com o tema?
- Argumentação/Encaminhamento: expor as problemáticas (2) que serão abordadas nos desenvolvimentos.

---/// DESENVOLVIMENTO 1 E 2 (18 linhas - 9 para cada)
- Apresentação do argumento: se aprofunda mais na tese citada na introdução
- Desenvolvimento da ideia: fundamentação, provas de que sua tese está correta
- Fechamento: indignação daquele problema citado.

---/// CONCLUSÃO (6 linhas)
- Sempre que for fazer uma proposta de intervenção, observe os 5 elementos exigidos. São eles:
1. AGENTE: quem vai tomar a iniciativa para resolver o impasse? (cabe a/ao)
2. AÇÃO: o que vai ser feito para resolver o problema?
3. MODO/MEIO: qual a maneira que vai ser utilizada pelo agente (por meio de/através de)
4. DETALHAMENTO: especificar alguma parte para convencer
5. FINALIDADE: qual a consequência terá após a resolução dos problemas citados. (a fim de/com a finalidade de).
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#67913
@Isabelaisa12, dê uma olhadinha em alguma das minhas correções, para entender como essas estruturas são aplicadas manualmente :D.

Abraço, flor!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
139 Exibições
por Wanessapinho
Conscientização e presençao do bioma cerrado
por Belzinh    - In: Outros temas
2 Respostas 
159 Exibições
por Belzinh
0 Respostas 
92 Exibições
por DaviComD
4 Respostas 
208 Exibições
por Delbis1502
0 Respostas 
95 Exibições
por laraaaaaaa
0 Respostas 
107 Exibições
por Adrianoohta
Alienação na sociedade moderna
por FranzUltra    - In: Outros temas
0 Respostas 
146 Exibições
por FranzUltra
2 Respostas 
214 Exibições
por EmillyySilva
1 Respostas 
72 Exibições
por may1626
Alienação Parental
por lais458    - In: Outros temas
3 Respostas 
263 Exibições
por KelveSilva

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM