É importante mencionar o papel da família e do âmbito doméstico para a criação de interesse pela literatura. Segundo a visão do filósofo e educador Paulo Freire, é preciso que a leitura seja um ato de amor. Em casa, além de se ter oportunidade de iniciar o hábito desde a infância, se pode escolher a categoria da obra que é mais apelativa para a criança. Porém, também é fato que grande parte das famílias brasileiras não tem o poder aquisitivo para conseguir comprar diversos livros, que acabam sendo caros por sua maioria, bem como não tem tempo de ler para seus filhos, o que acaba resultando na falta de motivação dos jovens.
Outro problema é a forma com que se lida a leitura nas escolas e instituições de ensino. O sistema acaba desencorajando os jovens a lerem, por indicarem obras antigas, grandes, maçantes e/ou de um tema que não engaja muitos alunos, que acabam lendo por se sentirem obrigados, e não por benefício próprio. Ademais, a falta de investimentos na área da educação (o que inclui a adição de livros nas bibliotecas) é baixa, acabando por faltar exemplares novos, com temas diferentes e em bom estado nas escolas.
Assim, medidas são necessárias para combater a falta de interesse pela literatura. O Ministério da Educação, com o Governo Federal, deveria lançar mais programas e projetos literários públicos, investindo em bibliotecas públicas e trazendo mais livros de diferentes temas para as escolas, assim promovendo uma abertura maior para os alunos procurarem e se engajarem em leituras. Somente assim poderemos promover uma pátria mais culta e com interesse, formando jovens de opiniões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.