Em primeiro plano, é imperativo compreender que a naturalização de uma única forma de ser ou existir é uma ideologia imposta e errônea da sociedade. A escritora Chimamanda Adichie, em sua palestra sobre os problemas de uma única história, discorre sobre como um discurso dominante se impregna no meio social e, com o tempo, passa a ser tido como uma verdade imutável, causando a exclusão e, até mesmo, perseguição de grupos não citados, sendo considerados como anormais. Tal processo é, também, objeto de estudo de Marx e Engels, em que ambos pensadores entendem que a normatização de um discurso dominante é uma relação de poder, em que a elite é representada como a certa e as minorias como errôneas pelas suas origens, aparência, cor, sexualidade, renda, etc, culminando na auto-alimentação desse discurso e na manutenção das minorias em sua situação de exclusão justamente por não serem bem representadas.
Em segundo prisma, o passado colonialista brasileiro ainda possui grande influência na sociedade atual, retardando a inclusão de grupos minoritários. Segundo a agência Heads, em trabalho conjunto com a ONU Mulheres, a diversidade propagandística é uma pauta contemporânea, mas que minorias ainda não têm tanta representação quanto deveriam. Isso se deve ao fato de que nosso histórico de país com bases escravocratas, patriarcal e heteronormativo ainda entra em conflito com uma realidade que tenta inserir negros, mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+, por exemplo, em seus devidos e merecidos espaços de fala, fazendo com que, portanto, esse processo de desconstrução exclusivista seja lento e deficitário.
Por fim, a representação da diversidade necessita ser constantemente incentivada para que o ciclo exclusivista possa ser quebrado. Para isso, o Senado Federal deve promulgar leis que definam um percentual proporcional mínimo de protagonistas minoritários em publicidades, garantindo assim sua representação. Além disso, o Ministério da Educação, através de publicidade e materiais didáticos inclusivos, realizar campanhas e eventos para debater a questão da diversidade e a importância da representação de minorias no país, conscientizando, por tanto, a população de que há várias formas de ser, pensar e agir e que nossas semelhanças devem basear-se a uma só: sermos livres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.