Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67633
De acordo com o estudo da agência SA 365 intitulado “Representação da Diversidade e Propaganda Digital Brasileira”, grupos minoritários são pouco ou, ainda, não são representados pela publicidade brasileira. Tal panorama ocorre devido à histórica naturalização de um único padrão vigente em detrimento dos outros existentes, com a constante supressão de grupos minoritários, sua exclusão e, consequentemente, sua sub-representação em publicidades contemporâneas.

Em primeiro plano, é imperativo compreender que a naturalização de uma única forma de ser ou existir é uma ideologia imposta e errônea da sociedade. A escritora Chimamanda Adichie, em sua palestra sobre os problemas de uma única história, discorre sobre como um discurso dominante se impregna no meio social e, com o tempo, passa a ser tido como uma verdade imutável, causando a exclusão e, até mesmo, perseguição de grupos não citados, sendo considerados como anormais. Tal processo é, também, objeto de estudo de Marx e Engels, em que ambos pensadores entendem que a normatização de um discurso dominante é uma relação de poder, em que a elite é representada como a certa e as minorias como errôneas pelas suas origens, aparência, cor, sexualidade, renda, etc, culminando na auto-alimentação desse discurso e na manutenção das minorias em sua situação de exclusão justamente por não serem bem representadas.

Em segundo prisma, o passado colonialista brasileiro ainda possui grande influência na sociedade atual, retardando a inclusão de grupos minoritários. Segundo a agência Heads, em trabalho conjunto com a ONU Mulheres, a diversidade propagandística é uma pauta contemporânea, mas que minorias ainda não têm tanta representação quanto deveriam. Isso se deve ao fato de que nosso histórico de país com bases escravocratas, patriarcal e heteronormativo ainda entra em conflito com uma realidade que tenta inserir negros, mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+, por exemplo, em seus devidos e merecidos espaços de fala, fazendo com que, portanto, esse processo de desconstrução exclusivista seja lento e deficitário.

Por fim, a representação da diversidade necessita ser constantemente incentivada para que o ciclo exclusivista possa ser quebrado. Para isso, o Senado Federal deve promulgar leis que definam um percentual proporcional mínimo de protagonistas minoritários em publicidades, garantindo assim sua representação. Além disso, o Ministério da Educação, através de publicidade e materiais didáticos inclusivos, realizar campanhas e eventos para debater a questão da diversidade e a importância da representação de minorias no país, conscientizando, por tanto, a população de que há várias formas de ser, pensar e agir e que nossas semelhanças devem basear-se a uma só: sermos livres.

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67650
Oii @Willa amanhã a tarde se tudo ocorrer bem faço as minhas observações! 😉
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67667
Olá, @Willa! Assim que possível mando uma correção para o seu texto, ok? 🌻
Caso já tenha uma análise, acrescento
ou não os pontos que sentir necessários.

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67697
@cassiahso, muito obrigada! 🤗

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67698
@chihirukiki, ok, muito obrigada por se disponibilizar <333 🤗

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67763
Willa escreveu:De acordo com o estudo da agência SA 365 (1) intitulado “Representação da Diversidade e Propaganda Digital Brasileira”, grupos (2 )minoritários são pouco ou, ainda, não são representados pela publicidade brasileira. Tal panorama ocorre devido à histórica naturalização de um único padrão vigente (3) em detrimento dos outros existentes, com a constante supressão de grupos minoritários, sua exclusão e, consequentemente, sua sub-representação em publicidades contemporâneas.
(5)
Em primeiro plano, é imperativo compreender que a naturalização de uma única forma de ser ou existir é uma ideologia (6)imposta e errônea da sociedade. A escritora Chimamanda Adichie, em sua palestra sobre os problemas de uma única história, discorre sobre como um discurso dominante se impregna no meio social e, com o tempo, passa a ser tido como uma verdade imutável, causando a exclusão e, até mesmo, perseguição de (6)grupos não citados, sendo considerados como anormais. Tal processo é, também, objeto de estudo de Marx e Engels, em que ambos pensadores entendem que a normatização de um discurso dominante é uma relação de poder, em que a elite é representada como a certa e as minorias como errôneas pelas suas origens, aparência, cor, sexualidade, renda, etc, culminando na auto-alimentação desse discurso e na manutenção das (7)minorias em sua situação de exclusão justamente por não serem bem representadas.

Em segundo prisma, o passado colonialista brasileiro ainda possui grande influência na sociedade atual, retardando a inclusão de grupos minoritários. Segundo a agência Heads, em trabalho conjunto com a ONU Mulheres, a diversidade propagandística é uma pauta contemporânea, mas que minorias ainda não têm tanta representação quanto deveriam. Isso se deve ao fato de que (8)nosso histórico de país com bases escravocratas, patriarcal e heteronormativo ainda entra em conflito com uma realidade que tenta inserir negros, mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+, (9)por exemplo, em seus devidos e merecidos espaços de fala, fazendo (10)com que, portanto, esse processo de desconstrução exclusivista seja lento e deficitário.

(11) Por fim, a representação da diversidade necessita ser constantemente incentivada para que o ciclo exclusivista possa ser quebrado. Para isso, o Senado Federal deve promulgar leis que definam um percentual proporcional mínimo de protagonistas minoritários em publicidades, garantindo assim sua representação. Além disso, o Ministério da Educação, através de publicidade e materiais didáticos inclusivos, realizar campanhas e eventos para debater a questão da diversidade e a importância da representação de minorias no país, conscientizando, por tanto, a população de que há várias formas de ser, pensar e agir e que nossas semelhanças devem basear-se a uma só: sermos livres.

Oiii tudo bem?
Vamos lá, vou corrigir a sua redação com os meus conhecimentos sobre redação e dar as minhas opiniões ok?


1: precisa acrescentar uma vírgula
2: você cita esse grupo minoritário várias vezes na sua redação, acho que seria interessante você especificar esse grupo. Por exemplo, "grupos minoritários (negros, mulheres, LGBTs...)"
3: aqui vc colocou duas ideias muito parecidas, pode deixar só uma, ou vc coloca a frase sobre a supressão dos grupos, ou o detrimento dos outros existentes.
4: aqui novamente, porém, eles são sub representados ou eles são excluídos? Pq excluídos da a sensação que eles não são representados, e sub representados significa que ele é pouco representado, mas tem sim uma representação por mais que mínima.
5: acredito que aqui o mais correto seria "ideologia errônea imposta pela sociedade".
6: se vc colocar lá no começo quando vc falava de "grupos minoritários (negros, mulheres, LGBTs...) " Aí vc pode usar "grupos não citados", pq na verdade vc não tinha citado nenhum grupo específico antes entende?
7: vc utiliza a palavra "minoria" várias vezes no texto e esses dois trechos de rosa, ficaram plbem próximos, sugiro utilizar um sinônimo
8: o texto da redação do Enem é o dissertativo argumentativo, por ele ser dissertativo não é permitido o uso em 1° pessoa singular/plural. Vc deve expor seus argumentos de forma implícita.
(Você pode substituir o nosso por "o")
***É muito importante você rever as características do desse tipo de texto, pois, você pode perder muitos pontos se desviar muito do gênero textual ok? ***
9: aqui acho que não é necessário o uso do por exemplo.
10: aqui vc usou dois conectivos seguindos, não sei se é errado mas recomendo um só.
Ex: fazendo, portanto, que esse processo de desconstrução exclusivista seja lento e deficitário
Ex: fazendo com que, esse processo de desconstrução exclusivista seja lento e deficitário
(Acho melhor esse)
11: sugiro que começe a conclusão com Portanto, Em síntese, Em resumo...

Conclusão:
Rosa: Agente
Laranja: meio/modo
Verde: ação
Azul: finalidade
Amarelo: detalhamento

A sua conclusão tá completa porém, você começou a fazer uma proposta de intervenção no começo e não concluiu ela, como a sua segunda proposta tá completa, vc não perderia pontos por isso, mas é sempre melhor fazer uma única proposta COMPLETA dq duas e uma pela metade ok? Pode fazer duas ssim! Mas verifica se as duas estão completas.
Pra finalizar sugiro que vc faça uma frase de efeito que retome algo que vc citou no texto. Por exemplo, "Somente assim, será possível uma maior inclusão dos grupos sub representados na publicidade brasileiro".

Considerações:
Gostei muito da sua redação, a estrutura tá bem legal, vc articulou bem seus argumentos e não desviou do assunto, o texto tá coeso. Eu não tenho o costume de ver os conectivos que vc utilizou no começo dos parágrafos nas redações, então sugiro que vc dê uma pesquisada, pelo menos dois desses conectivos precisam ser reconhecido como conectivos interparagrafos ok?


Parabénsssssssss
Continue se esforçando viu? Tenho certeza que vai dar tudo certo no final e vc vai alcançar seus objetivos!
Espero ter te ajudado, qualquer coisa estou!
Abraços 💓
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67769
Oi, @Willa!

Introdução
De acordo com o estudo da agência SA 365 intitulado “Representação da Diversidade e Propaganda Digital Brasileira”, grupos minoritários são pouco ou, ainda, não são representados pela publicidade brasileira. Tal panorama ocorre devido à histórica naturalização de um único padrão vigente em detrimento dos outros existentes, com a constante supressão de grupos minoritários, sua exclusão e, consequentemente, sua sub-representação em publicidades contemporâneas.
Senti falta de uma problematização maior do tema e de uma tese mais enxuta, da forma que foi posta está um pouco confusa.

Desenvolvimento 1
Em primeiro plano, é imperativo compreender que a naturalização de uma única forma de ser ou existir é uma ideologia imposta e errônea da sociedade. (1) A escritora Chimamanda Adichie, em sua palestra sobre os problemas de uma única história, discorre sobre como um discurso dominante se impregna no meio social e, com o tempo, passa a ser tido como uma verdade imutável, causando a exclusão e, até mesmo, perseguição de grupos não citados, sendo considerados como anormais. Tal processo é, também, objeto de estudo de Marx e Engels, em que ambos pensadores entendem que a normatização de um discurso dominante é uma relação de poder, em que a elite é representada como a certa e as minorias como errôneas pelas suas origens, aparência, cor, sexualidade, renda, etc, culminando na auto-alimentação desse discurso e na manutenção das minorias em sua situação de exclusão justamente por não serem bem representadas.
1 - Aconselho a usar um conectivo para conectar melhor.
Seu parágrafo está bem feito, mas em alguns pontos parece um pouco expositivo.

Desenvolvimento 2
Em segundo prisma, o passado colonialista brasileiro ainda possui grande influência na sociedade atual, retardando a inclusão de grupos minoritários. Segundo a agência Heads, em trabalho conjunto com a ONU Mulheres, a diversidade propagandística é uma pauta contemporânea, mas que minorias ainda não têm tanta representação quanto deveriam. Isso se deve ao fato de que nosso (2) histórico de país com bases escravocratas, patriarcal e heteronormativo ainda entra em conflito com uma realidade que tenta inserir negros, mulheres e pessoas da comunidade LGBTQIA+, por exemplo, em seus devidos e merecidos espaços de fala, fazendo com que, portanto, esse processo de desconstrução exclusivista seja lento e deficitário.
2 - Seja impessoal, não use primeira pessoa do discurso.
Bom desenvolvimento também, mas aconselho a fazer um período para o fechamento.

Conclusão
Por fim, a representação da diversidade necessita ser constantemente incentivada para que o ciclo exclusivista possa ser quebrado. Para isso, o Senado Federal (3) deve promulgar leis (4) que definam um percentual proporcional mínimo de protagonistas minoritários em publicidades (5), garantindo assim sua representação (6). Além disso, o Ministério da Educação (7), através de publicidade e materiais didáticos inclusivos (8), (9) realizar campanhas e eventos para debater a questão da diversidade e a importância da representação de minorias no país (10) (11), conscientizando, por tanto (12) (13), a população de que há várias formas de ser, pensar e agir e que nossas (14) semelhanças devem basear-se a uma só: sermos (15) livres (16).
3 - Agente
4 - Ação
5 - Detalhamento
6 - Efeito
7 - Agente
8 - Meio
9 - Esqueceu do "deve"
10 - Ação (Não percebi o detalhamento, mas sim um possível efeito)
11 - Efeito
12 - O correto é "portanto"
13 - Já foi usado "portanto" em outro momento do texto. Não repita conectivos, isso prejudica a C4!
14 - Seja impessoal.
15 - Seja impessoal.
16 - Aconselho a retomar o repertório da introdução para concluir.
Acredito que ambas propostas faltam o detalhamento, ou ao menos não está bem evidente.

Bom texto, mas se atente às observações. Bons estudos!
Atenciosamente,
Ashiley
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67881
@cassiahso, eu simplesmente AMEI sua correção, muito obrigada! Já compilei tudo o que foi citado para que, nas minhas próximas redações, esses erros apareçam em menor incidência ;)
Ah, ressalto que sempre que quiser algum tipo de pontuação ou correção nas suas redações, apenas me marque que eu apareço assim que possível!

Abraços <3

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Avatar do usuário
Por Willa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67882
@Ashiley, OI! Muitíssimo obrigada por ter levantado esses pontos e por toda a análise, pois vou começar a estudar com base nela ;D
Sempre que quiser alguma correção ou pontuação, apenas me cite nas suas redações que darei meu melhor para responder em até 3 dias, ok?
Beijos e até mais 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
144 Exibições
por RobertoSZ
0 Respostas 
98 Exibições
por calaena
2 Respostas 
56 Exibições
por Brenxx
0 Respostas 
148 Exibições
por mariihbd
0 Respostas 
157 Exibições
por Duda293
4 Respostas 
400 Exibições
por Mylike
4 Respostas 
602 Exibições
por JOAO155
0 Respostas 
162 Exibições
por AmandaLm
0 Respostas 
23 Exibições
por cafe96
2 Respostas 
201 Exibições
por AnaBia890

Felipe082 De uma olhadinha na minha redaç[…]

Misturou muito o desenvolvimento. Ficou complicad[…]

correção

Tem algumas palavras que estão escritas com[…]

A adoção no Brasil é um proce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM