Sob essa óptica, convém enfatizar que a imprudência das autoridades está entre as principais causas do revés. Nesse sentido, o governo, não cumpre com excelência o que propõe nas leis que garantem os direitos dos trabalhadores, na realidade essa parcela da população, é explorada e quase não têm tempo para descansar e praticar atividades de laser, além de não ser bem remunerada. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os empregados desfrutem de direitos indispensáveis de forma igualitária entre os cidadãos, sendo de fácil percepção como eles são menosprezados.
Ademais, é fundamental apontar o interesse financeiro e a sobreposição do mesmo como impulsionadores da problemática no país. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na questão do aproveitamento abusivos dos proletariados, visto que os donos de empresas não se importam com o bem estar de seus funcionários, só visam o lucro a qualquer custo mesmo que custe a vida de pessoas dependentes financeiramente do trabalho explorador, dessa maneira, impedidas de sair dessa condição infeliz. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo deve investir e fiscalizar pessoas que sofrem com o tema em questão, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a supremacia mercadológica que impera. Tal ação pode ainda ser divulgada pelos meios de massa para que a população tenha conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a irresponsabilidade das autorias, através de leis mais rigorosas, mantendo uma fiscalização sobre os lugares onde acontece essas situações, e consigam ter comunicação frequente com as possíveis vítimas. Logo, a sociedade enfim poderá ser mais respeitosa, onde o Estado cumpra seu “contrato social”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.