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Por Dariane12
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#67757
Sob a perspectiva de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, percebe-se que, no Brasil, a classe trabalhadora compõe um grupo altamente desfavorecido no tocante a exploração trabalhista na modernidade, visto que o país enfrenta uma série de desafios para enfrentar essa demanda. Dessa forma, entende-se como a negligência governamental e a priorização de interesses financeiros como entraves para resolução desse sério problema.
Sob essa óptica, convém enfatizar que a imprudência das autoridades está entre as principais causas do revés. Nesse sentido, o governo, não cumpre com excelência o que propõe nas leis que garantem os direitos dos trabalhadores, na realidade essa parcela da população, é explorada e quase não têm tempo para descansar e praticar atividades de laser, além de não ser bem remunerada. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os empregados desfrutem de direitos indispensáveis de forma igualitária entre os cidadãos, sendo de fácil percepção como eles são menosprezados.
Ademais, é fundamental apontar o interesse financeiro e a sobreposição do mesmo como impulsionadores da problemática no país. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na questão do aproveitamento abusivos dos proletariados, visto que os donos de empresas não se importam com o bem estar de seus funcionários, só visam o lucro a qualquer custo mesmo que custe a vida de pessoas dependentes financeiramente do trabalho explorador, dessa maneira, impedidas de sair dessa condição infeliz. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo deve investir e fiscalizar pessoas que sofrem com o tema em questão, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a supremacia mercadológica que impera. Tal ação pode ainda ser divulgada pelos meios de massa para que a população tenha conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a irresponsabilidade das autorias, através de leis mais rigorosas, mantendo uma fiscalização sobre os lugares onde acontece essas situações, e consigam ter comunicação frequente com as possíveis vítimas. Logo, a sociedade enfim poderá ser mais respeitosa, onde o Estado cumpra seu “contrato social”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Dariane12
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#67761
Dariane12 escreveu:Sob a perspectiva de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, percebe-se que, no Brasil, a classe trabalhadora compõe um grupo altamente desfavorecido no tocante a exploração trabalhista na modernidade, visto que o país enfrenta uma série de desafios para enfrentar essa demanda. Dessa forma, entende-se como a negligência governamental e a priorização de interesses financeiros como entraves para resolução desse sério problema.
Sob essa óptica, convém enfatizar que a imprudência das autoridades está entre as principais causas do revés. Nesse sentido, o governo, não cumpre com excelência o que propõe nas leis que garantem os direitos dos trabalhadores, na realidade essa parcela da população, é explorada e quase não têm tempo para descansar e praticar atividades de lazer, além de não ser bem remunerada. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os empregados desfrutem de direitos indispensáveis de forma igualitária entre os cidadãos, sendo de fácil percepção como eles são menosprezados.
Ademais, é fundamental apontar o interesse financeiro e a sobreposição do mesmo como impulsionadores da problemática no país. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na questão do aproveitamento abusivos dos proletariados, visto que os donos de empresas não se importam com o bem estar de seus funcionários, só visam o lucro a qualquer custo mesmo que custe a vida de pessoas dependentes financeiramente do trabalho explorador, dessa maneira, impedidas de sair dessa condição infeliz. Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo deve investir e fiscalizar pessoas que sofrem com o tema em questão, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a supremacia mercadológica que impera. Tal ação pode ainda ser divulgada pelos meios de massa para que a população tenha conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a irresponsabilidade das autorias, através de leis mais rigorosas, mantendo uma fiscalização sobre os lugares onde acontece essas situações, e consigam ter comunicação frequente com as possíveis vítimas. Logo, a sociedade enfim poderá ser mais respeitosa, onde o Estado cumpra seu “contrato social”.
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Por tuliofn
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#67818
vc escreve muito bem parabéns!! eu achei dois desvios de norma culta mas talvez no enem eles nem notariam...
meu maior problema foi na argumentação, vc tem estrategias argumentativas boas e bem pontuadas, mas falta um elemento que reforce oq vc ta dizendo (um exemplo da realidade fica perfeito pq vc prova por a+b que oq vc ta dizendo faz sentido com a realidade) nos dois parágrafos.
a conclusão ta boa mas nas duas propostas eu senti falta do detalhamento

C1: 180
C2: 200
C3: 140
C4: 160
C5: 160

840
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Por Dariane12
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#67871
tuliofn escreveu:vc escreve muito bem parabéns!! eu achei dois desvios de norma culta mas talvez no enem eles nem notariam...
meu maior problema foi na argumentação, vc tem estrategias argumentativas boas e bem pontuadas, mas falta um elemento que reforce oq vc ta dizendo (um exemplo da realidade fica perfeito pq vc prova por a+b que oq vc ta dizendo faz sentido com a realidade) nos dois parágrafos.
a conclusão ta boa mas nas duas propostas eu senti falta do detalhamento

C1: 180
C2: 200
C3: 140
C4: 160
C5: 160

840
tuliofn escreveu:vc escreve muito bem parabéns!! eu achei dois desvios de norma culta mas talvez no enem eles nem notariam...
meu maior problema foi na argumentação, vc tem estrategias argumentativas boas e bem pontuadas, mas falta um elemento que reforce oq vc ta dizendo (um exemplo da realidade fica perfeito pq vc prova por a+b que oq vc ta dizendo faz sentido com a realidade) nos dois parágrafos.
a conclusão ta boa mas nas duas propostas eu senti falta do detalhamento

C1: 180
C2: 200
C3: 140
C4: 160
C5: 160

840
muitoooo obrigada, vou tentar melhorar nesses pontos ;)
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Por vitoriaca
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#67918
Sob a perspectiva de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres (contextualização). No entanto, percebe-se que, no Brasil, a classe trabalhadora compõe um grupo altamente desfavorecido no tocante a exploração trabalhista na modernidade, visto que o país enfrenta uma série de desafios para enfrentar essa demanda (tese). Dessa forma, entende-se como a negligência governamental e a priorização de interesses financeiros como entraves para resolução desse sério problema (encaminhamento - p1/p2).

Sob essa óptica, convém enfatizar que a imprudência das autoridades está entre as principais causas do revés (apresentação da ideia). Nesse sentido, o governo, não cumpre com excelência o que propõe nas leis que garantem os direitos dos trabalhadores, na realidade essa parcela da população, é explorada e quase não têm tempo para descansar e praticar atividades de laser, além de não ser bem remunerada. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os empregados desfrutem de direitos indispensáveis de forma igualitária entre os cidadãos, sendo de fácil percepção como eles são menosprezados (encaminhamento da argumentação). ? (fechamento)

Ademais, é fundamental apontar o interesse financeiro e a sobreposição do mesmo (evite utilizar "mesmo" para relacionar) como impulsionadores da problemática no país (apresentação da ideia). (iniciar com conectivo) Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na questão do aproveitamento abusivos dos proletariados, visto que os donos de empresas não se importam com o bem estar de seus funcionários, só visam o lucro a qualquer custo mesmo que custe a vida de pessoas dependentes financeiramente do trabalho explorador, dessa maneira, impedidas de sair dessa condição infeliz (encaminhamento da argumentação). Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente (fechamento).

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo (agente) deve investir e fiscalizar pessoas que sofrem com o tema em questão (especificar esse tema) (ação), por meio da destinação de verbas (modo/meio), a fim de reverter a supremacia mercadológica que impera (finalidade). Tal ação pode ainda ser divulgada pelos meios de massa para que a população tenha conhecimento (detalhamento). Paralelamente, é preciso intervir sobre a irresponsabilidade das autorias (ação), através de leis mais rigorosas (modo/meio), mantendo uma fiscalização sobre os lugares onde acontece essas situações, e consigam ter comunicação frequente com as possíveis vítimas (finalidade). Logo, a sociedade enfim poderá ser mais respeitosa, onde o Estado cumpra seu “contrato social” (finalização).

OPINIÃO: Assim como o @tuliofn, concordo que você escreve bem. Os erros gramaticais são reversíveis (não pontuei essas questões pois ainda não tenho uma base tão boa). Em relação ao repertório, também concordo, usar algum dado concreto sempre é bom, pelo menos em 1 parágrafo. Tipo, D1 (citação), D2 (dado).
Sobre sua conclusão, senti falta de mais organização. Ter que ficar procurando os agentes não é legal, a intenção é utilizar os conectivos chaves para explicitá-los.

Continue praticando! Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma.
Abraços, viu.
:D
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Por Dariane12
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#68005
vitoriaca escreveu:Sob a perspectiva de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres (contextualização). No entanto, percebe-se que, no Brasil, a classe trabalhadora compõe um grupo altamente desfavorecido no tocante a exploração trabalhista na modernidade, visto que o país enfrenta uma série de desafios para enfrentar essa demanda (tese). Dessa forma, entende-se como a negligência governamental e a priorização de interesses financeiros como entraves para resolução desse sério problema (encaminhamento - p1/p2).

Sob essa óptica, convém enfatizar que a imprudência das autoridades está entre as principais causas do revés (apresentação da ideia). Nesse sentido, o governo, não cumpre com excelência o que propõe nas leis que garantem os direitos dos trabalhadores, na realidade essa parcela da população, é explorada e quase não têm tempo para descansar e praticar atividades de laser, além de não ser bem remunerada. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os empregados desfrutem de direitos indispensáveis de forma igualitária entre os cidadãos, sendo de fácil percepção como eles são menosprezados (encaminhamento da argumentação). ? (fechamento)

Ademais, é fundamental apontar o interesse financeiro e a sobreposição do mesmo (evite utilizar "mesmo" para relacionar) como impulsionadores da problemática no país (apresentação da ideia). (iniciar com conectivo) Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na questão do aproveitamento abusivos dos proletariados, visto que os donos de empresas não se importam com o bem estar de seus funcionários, só visam o lucro a qualquer custo mesmo que custe a vida de pessoas dependentes financeiramente do trabalho explorador, dessa maneira, impedidas de sair dessa condição infeliz (encaminhamento da argumentação). Assim, inverter a lógica e colocar os valores humanos em primeiro lugar é urgente (fechamento).

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo (agente) deve investir e fiscalizar pessoas que sofrem com o tema em questão (especificar esse tema) (ação), por meio da destinação de verbas (modo/meio), a fim de reverter a supremacia mercadológica que impera (finalidade). Tal ação pode ainda ser divulgada pelos meios de massa para que a população tenha conhecimento (detalhamento). Paralelamente, é preciso intervir sobre a irresponsabilidade das autorias (ação), através de leis mais rigorosas (modo/meio), mantendo uma fiscalização sobre os lugares onde acontece essas situações, e consigam ter comunicação frequente com as possíveis vítimas (finalidade). Logo, a sociedade enfim poderá ser mais respeitosa, onde o Estado cumpra seu “contrato social” (finalização).

OPINIÃO: Assim como o @tuliofn, concordo que você escreve bem. Os erros gramaticais são reversíveis (não pontuei essas questões pois ainda não tenho uma base tão boa). Em relação ao repertório, também concordo, usar algum dado concreto sempre é bom, pelo menos em 1 parágrafo. Tipo, D1 (citação), D2 (dado).
Sobre sua conclusão, senti falta de mais organização. Ter que ficar procurando os agentes não é legal, a intenção é utilizar os conectivos chaves para explicitá-los.

Continue praticando! Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma.
Abraços, viu.
:D
muitoooo obrigada vou rever tudo e tentar melhorar :D
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