Em primeira análise, cabe ressaltar o conceito de modernidade líquida do sociólogo polones Zygmunt Bauman, que explica a queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais. Desse modo, o indivíduo ao estar nesse panorama, acaba por perpetuar para o compartilhamento de imagens trágicas que particularmente não o afetam, a fim de chamar a atenção de espectadores com o objetivo de desenvolver ações com fins mercadológicos e interesses proprios, Dessa forma, a internet torna-se um reflexo da sociedade contemporânea, na qual as relações de interesse e lucro predominam.
Em segunda análise, a sociedade que está sempre cercada por imagens e notícias mórbidas consequentemente contribui para a banalização das tragédias sendo assim o.A filósofa alemã Hannah Arendt, em “Banalização do Mal”, refletiu sobre o resultado do processo de massificação da sociedade, o qual forma indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando se alienados e aceitando situações sem se questionar. O pensamento da filosofia está relacionado ao contexto dessa temática, visto que as pessoas saem compartilhando sem refletir, sem questionar e sem se sensibilizar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Logo, o Ministério da Educação,enquanto responsável pelas diretrizes da educação, promove palestras com psicólogos a fim de conscientizar a população acerca de publicações de imagens trágicas e suas consequências. Além disso, o Congresso nacional junto com o CONAR, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, aprove uma emenda na lei que permite a fiscalização das imagens mórbidas na internet. Somente assim, a sociedade será capaz de viver de maneira mais empática e utilizar a tecnologia em pró a sociedade
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada