Primeiramente, o hábito de ir ao teatro ou ao cinema não é resguardado para as pessoas de classes mais baixas, porque o preço do ingresso, o ambiente, a comida no local tende a ser mais cara e essas pessoas mal vistas, sendo assim, algo que é uma prática feita comumente por pessoas de classes mais altas; algumas cidades, por exemplo, não possuem tecnologia, orçamento ou sequer estrutura para esses tipos de lazer.
Segundamente, também é importante mencionar pessoas com deficiências físicas, que têm o direito à cultura dentro e fora de casa negado, muitas vezes pela falta de intérpretes no local e nos programas televisivos, ou rampas para cadeirantes, em ambientes culturais. Parafraseando o Artigo 215 da Constituição Federal, "O Estado tem o dever de garantir todos o pleno exercício dos direitos culturais", contudo não o faz, e milhões de pessoas têm o seu direito a cultura negado.
Tendo em vista o que foi dito acima, é necessário que o Ministério da Cultura diminua os preços ou crie uma taxa específica para as populações mais pobres. Além disso, também há a necessidade de as empresas de cinema e teatro disponibilizarem interpretes para teatros e cinemas, ou, para estes, legendas para todos os filmes, não somente para alguns, além de rampas nas entradas e saídas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.