Nessa perspectiva, a mídia vem omitindo esse impasse, deixando-o silenciado. Acerca disso, a filósofa brasileira Djamila Ribeiro afirma que é necessário tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado na questão da intolerância religiosa no Brasil, já que a mídia não expõe os diversos casos de humilhação de pessoas de uma religião conservadora com outras de religiões pouco difundidas, como as de raízes africanas, repercutindo tal problemática com superficialismo, assim deixando esse problema despercebido aos olhos da sociedade. Dessa forma, urge tirar essa situação de invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em segundo plano, as escolas tem ausência de explanação sobre as diferentes crenças. Por conseguinte, o ex presidente da África e atuante na luta contra o racismo Nelson Mandela defende que a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Dessa maneira, essa analogia pode ser associada a Intolerância religiosa no Brasil, pois nas escolas faltam ensinamentos de costumes de diferentes religiões, culturas ou costumes de outros povos, assim tornando a educação ineficaz para a mudança dessa situação, na qual faz-se contrária a afirmação de Nelson Mandela. Desse modo, é imprescindível uma ação do Estado para mudar essa ocorrência.
Portanto é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intermediação do imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério de educação junto Ministério de Segurança Pública — ramos do Estado responsáveis pela educação e segurança do Brasil — promover a erradicação da Intolerância religiosa no conjunto social brasileira por meio da efetuação de debates e palestras reflexivas nas escolas para todas a séries e a criação de leis rigorosas, afim de manter um ambiente livre da problemática, pois somente assim esse contratempo poderá ser freado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.