Em primeiro plano, percebe-se que a presença de lixões a céu aberto mostra negligência do poder público sobre a saúde da população. Dessa forma, segundo Rousseau, cabe ao estado viabilizar ações que garantem o bem-estar social. No entanto, a realidade da sociedade brasileira se encontra distante da visão do filósofo. Visto que, a quantidade de lixões nas grandes metrópoles brasileiras evidência essa realidade. Nesse sentido, o importante direito a saúde é ameaçado.
Deve-se destacar, que o mal descarte do lixo como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, segundo Aristóteles, a função da política é presevar a integração da sociedade. Todavia, isso não acontece no Brasil, pois, a forma no qual a pátria brasileira coleta e descarte o lixo é inadequada. Dessa forma, é inaceitável que em pleno o século XXI tal problema ainda persista.
Fica claro, por tanto, que a questão do lixo da sociedade brasileira é um problema de saúde pública. Para isso, o ministério da saúde por meio de investimentos políticas de descarte e coleta de lixo promova a criação de aterros sanitários. Afim de, de garantir uma saúde melhor para a população. Feito isso, a problemática será atenuada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.