Por esse ângulo, vale ressaltar que a disparidade social está entre as principais causas da problemática da fome. Durante o Brasil Colônia, ocorreu a formação da economia, o que resultou na concentração da riqueza nas mãos de poucos, contribuindo para a desigualdade. Além disso, uma parcela da população ficou desfavorecida, tendo que sobreviver com pouco, dificultando sanar necessidades básicas como a alimentação. Nessa conjuntura, a pobreza juntamente com o desemprego abala a subsistência das classes mais baixas, perpetuando assim, a indigência e agravando a fome.
Ademais, a ausência de atuação do governo é mais um dos fatores que intensificam o impasse. Nesse contexto, de acordo a Constituição Cidadã, a nutrição é um direito social de todo ser humano e deve ser garantido. Desse modo, pode-se analisar que é responsabilidade das autoridades competentes assegurarem que a população mais carente consiga se alimentar adequadamente, o que infelizmente não acontece, tendo em vista a quantidade de indivíduos passando fome no Brasil. Portanto, observa-se que as leis na prática não são efetivadas, impedindo o avanço do país e a superação de problemas sociais.
Fica evidente que a desigualdade social e a ação deficitária governamental são prejudiciais para o enfrentamento da fome e que, portanto, é necessário mudanças. Para tanto, os governantes, supervisionados pelo Ministério Público, devem criar projetos que visem melhorar as condições de vida das classes mais pobres, por meio de contratos com empresas que ampliem as oportunidades de emprego e, consequentemente, minimizem as barreiras para a erradicação da fome. Feito isso, conseguiremos ter um país mais igualitário e assim, acabaríamos cenas como a do livro supracitado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.