O filme "Din e o Dragão Genial" pertencente ao catálogo da Netflix, retrata a história de um garoto que vive na parte pobre da cidade. Ao decorrer da trama, a narrativa revela que em certo momento o protagonista abandona a escola por duas semanas para trabalhar. Para além da ficção, especialmente na nação brasileira, a realidade apresentada na obra pode ser relacionado àquele do século XXI: o abandono e a evasão escolar como desafio no Brasil. Assim, esse cenário nefasto é resultado da negligência governamental e da desigualdade social. Dessa forma, analisar as raízes desse problema é medida imediata.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a negligência por parte do Estado para combater a problemática, no que concerne à criação de mecanismos que controlem tais recorrências. Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa dos líderes políticos torna-se favorável para o cenário de crescimento do número de jovens que abandonam a escola. Essa conjuntura, segundo as ideias do ilustre filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como à educação. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionador desse revés no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a necessidade de ingressar no mercado de trabalho para conseguir renda financeira é colocada como prioridade entre os jovens, principalmente os que residem em áreas periféricas. Diante do exposto, é fato que a realidade vivenciada por vários jovens é uma das principais causas da evasão escolar pois, para muitos, o sistema desigual não permite escolhas quando se trata de fonte de renda. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende -se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal aja, por intermédio do Ministério da Educação ( MEC ), criando o programa "Educação Mais", que iria consistir no pagamento de um auxílio para os estudantes de baixa renda, a fim de evitar que os jovens saiam da escola e também para desconstruir esse panorama maléfico que se estabeleceu na sociedade. Dessa maneira, atenuar-se-á os impactos causados pelo empecilho e a realidade de Din não será a dos estudantes do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.