A princípio, vale ressaltar que a imensa desigualdade no que diz respeito a concentração de renda contribui para a ocorrência dessa situação. Para Ariano Suassuna, escritor e poeta brasileiro, "o que é muito difícil é você vencer a injustiça secular que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados, e o país dos despossuídos". Sob tal ótica, é possível observar que, há muito recurso para poucos, e pouco para muitos, o que caracteriza um dos pilares da sociedade brasileira, e que, consequente é uma das causas da fome e miséria extrema encontrada no país.
Outrossim, a má gestão dos recursos naturais também tem forte relação com a fome. O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, mas por privilegiar as exportações, faz com que grande parte da produção seja vendida no exterior e ocorra a baixa demanda no meio interno, o que, dessa forma, contribui para o aumento do valor final pago pelo consumidor. O filósofo grego Aristóteles, afirmou que "a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade", contudo, como pode ser observado, isso não está presente no país.
Dessa forma, é portanto, indubitável que medidas devem ser tomadas para combater a fome no Brasil. O governo, assim como ONGs, devem promover ações solidárias que incentivem a doação de alimentos, que serão distribuídos para aqueles com maior vulnerabilidade financeira, com a finalidade de diminuir os altos índices de subnutrição na sociedade brasileira. Para que, assim, o equilíbrio descrito por Aristóteles seja algo visto em nosso país, e não apenas parte de um pensamento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.