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Por Caua007
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O livro "vidas secas" de Graciliano Ramos retrata o cotidiano de uma família de retirantes, que, atingidos pela fome e pela miséria, são obrigados a migrarem através do sertão nordestino em busca de uma vida melhor. Fora da ficção, a fome é uma realidade presente no Brasil, onde assola famílias, bairros e comunidades da maneira mais cruel possível. Nesse sentido, no que tange a questão da subnutrição, percebe-se a configuração de um grave problema, seja pela desigualdade social, ou pela má gestão dos recursos.
A princípio, vale ressaltar que a imensa desigualdade no que diz respeito a concentração de renda contribui para a ocorrência dessa situação. Para Ariano Suassuna, escritor e poeta brasileiro, "o que é muito difícil é você vencer a injustiça secular que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados, e o país dos despossuídos". Sob tal ótica, é possível observar que, há muito recurso para poucos, e pouco para muitos, o que caracteriza um dos pilares da sociedade brasileira, e que, consequente é uma das causas da fome e miséria extrema encontrada no país.
Outrossim, a má gestão dos recursos naturais também tem forte relação com a fome. O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, mas por privilegiar as exportações, faz com que grande parte da produção seja vendida no exterior e ocorra a baixa demanda no meio interno, o que, dessa forma, contribui para o aumento do valor final pago pelo consumidor. O filósofo grego Aristóteles, afirmou que "a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade", contudo, como pode ser observado, isso não está presente no país.
Dessa forma, é portanto, indubitável que medidas devem ser tomadas para combater a fome no Brasil. O governo, assim como ONGs, devem promover ações solidárias que incentivem a doação de alimentos, que serão distribuídos para aqueles com maior vulnerabilidade financeira, com a finalidade de diminuir os altos índices de subnutrição na sociedade brasileira. Para que, assim, o equilíbrio descrito por Aristóteles seja algo visto em nosso país, e não apenas parte de um pensamento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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