A priori, é notório que a cultura, como um conjunto de signos criado pela sociedade ao longo do tempo, tem um valor sócio-educacional alto. Desde o fim da escravidão no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea, em 1888, pouco se ensina, e por consequência, pouco se sabe sobre as contribuições africanas para com o país; danças, comidas e festas originárias desses povos, agregarão, portanto, conhecimento de valores importantes na construção da nação, e que foram esquecidos.
A posteriori, expressões culturais tendem a juntar diferentes indivíduos em torno de uma prática comum, seja ela qual for. Isso se deve à propensão natural do homem a interagir com todos os seres ao seu redor, pois, de acordo com Aristóteles: "O homem é um ser social." A cultura demonstra-se então, uma importante forma de inclusão.
Em síntese, conclui-se que, a democratização do acesso à cultura é de suma relevância. Cabe ao Ministério da Cidadania, aliado às escolas, promover a inclusão de todos os indivíduos de comunidades e outras regiões que carecem de condições sociais e econômicas a ambientes artísticos e educacionais. Dessa forma, caminharemos rumo a uma sociedade inclusiva e conhecedora de seu passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.