Primordialmente, denuncia-se a displicência do governo como um dos principais causadores do entrave. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde e bem-estar social. Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que as autoridades tratam com descaso a fiscalização e aplicação das normas vigentes e, com efeito, a parcela afetada da sociedade (portadores de doenças mentais) são estigmatizados. É notório, pois, o quão improvidente é a atitude da máquina pública.
Ademais, é fundamental apontar o silenciamento da mídia como impulsionador da propagação da intolerância a doenças mentais no Brasil. De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. Nessa lógica, a ampla divulgação do tema é crucial não só para tornar público o imbróglio, mas também para promover conscientização, respeito e empatia na comunidade já que portadores de psicopatologias também tem seus direitos garantidos pela lei maior. Dessa forma, ao passo que os principais meios de comunicação mantêm-se inertes, os impasses voltados ao estigma dessas enfermidades se mantêm em vigor, fazendo, destarte, jus ao pensamento de Bauman.
Portanto, é "mister" a necessidade de atenuar os desafios relacionados a estigmatização de doenças mentais. Para isso, é imprescritível que o Ministério da Saúde - órgão responsável por fornecer condições para proteção, promoção e recuperação da saúde do povo-, por intermédio de parcerias com mecanismos de divulgação em massa, realize palestras informativas e educacionais com intuito de conscientizar a coletividade e consequentemente melhor o quadro atual. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.