Nesse contexto, a ocorrência de tão contestável conjuntura, decorre da extrema apatia com o próximo, e o sentimento de superioridade. Acerca disso, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, em tempos de modernidade líquida a indiferença ao próximo se torna habitual. Sob essa ótica, é lícito afirmar que o desprezo, e a arrogância contribuí para a ampliação do problema. Isso porque algumas autoridades não possuem respeito aos seus empregados, isto posto, gera consequências banais aos assalariados, que podem adquirir sentimentos de tristeza, ansiedade e pode levar até a depressão. Dessarte, fica evidente que a falta de empatia serve de base para catalisar esse quadro hediondo, o qual precisa ser mitigado de maneira rápida.
Ademais, o medo de levar esse problema a justiça é uma das causas mais antagônicas no que tange o assédio moral. Nesse sentido. De acordo com Thomas Hobbes é deve do Estado assegurar o bem-estar e promover a justiça para todos. Todavia, essa premissa, é deturpada pelo receio de denunciar, os quais causam problemas, pois as autoridades não podem recorrer à justiça, e o injustiçado continua sofrendo tal assédio. Assim, é inaceitável que esse problema perpetue.
Em suma, atitudes para a reversão do entrave supracitado são necessárias. Para tanto, urge que o Poder judiciário, responsável por garantir o direito de cada cidadão, incentivar o aumento de programas para denunciar o assédio moral, por meio da ampliação de aplicações financeiras, com o intuito de apoiar as pessoas que sofrem com essa problemática. Somado a isso, torna-se crucial que as mídias de grande acesso, como televisão e ‘internet’, execute campanhas voltadas para esse impasse, por intermédio de comerciais e publicações nas redes sociais, com o objetivo de tornar todos informados sobre o assunto, além de oferecer programas para incentivar a empatia. Dessa forma, haverá uma sociedade lícita, e diferente do ocorrido em “American pie.”
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.