Primordialmente, denuncia-se a falta de incentivos fiscais como um dos principais causadores do entrave. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura- se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o trabalho e bem-estar social . Sob tal óptica, é possível perceber que o pensamento do autor se faz presente nos dias hodiernos, uma vez que o governo não apoia financeiramente o início das atividades empreendedoras, dificultando o ingresso a elas e, com efeito, aumentando o número de desempregados no país. É notório, pois, o quão improvidente é a atitude da máquina pública.
Ademais, é fundamental apontar o silenciamento da mídia como impulsionador da desvalorização do empreendedorismo no Brasil. De acordo com Zygmunt Bauman, célebre sociólogo polonês, algumas instituições, embora ainda mantenham a sua essência, perderam a sua função social, atuando como “zumbis”. Nessa lógica, a divulgação das vantagens do empreendedorismo são cruciais não só para estimular o interesse da população por empreender, mas também para pressionar o governo a criação de medidas que diminuam os gastos iniciais da ação empreendedora. Dessa forma, ao passo que os veículos de comunicação mantém-se inertes, os impasses voltados a depreciação dor empreendedor mantém-se em vigor, fazendo, jus ao pensamento de Bauman.
Portanto, é mister a necessidade de ressaltar a importância do empreendedorismo. Para isso, é imprescritível que o Ministério do Trabalho – órgão responsável de administrar as diretrizes para a geração de emprego e renda de apoio aos trabalhadores brasileiros– , por intermédio de, incentivos fiscais e parcerias com os principais meios de comunicação, realize palestras educativas sobre as vantagens de ser empreendedor, com intuito de enaltecer o empreendedorismo no Brasil. Somente assim, será possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.