Em primeira análise, o baixo nível de escolaridade de populações carentes,dificulta que as mesmas obtenham trabalhos de qualidade; de acordo com o IBGE,a taxa de desemprego nacional foi de 14,7% no primeiro trimestre de 2021.Devido a isso,essa população aceita trabalhar em atividades mal renumeradas e com cargas horárias excessivas a fim de garantir sustento familiar.As crianças dessas famílias também são exploradas e, infelizmente, acabam não tendo acesso à educação,o que torna essa situação um ciclo e impede a ascensão social dessa classe.
Ademais,a baixa e irregularidade da fiscalização existentes dificulta o combate à escravidão na atualidade.Isso por que a maior parte da população desconhece esse problema nacional e,com isso, o número de denúncias é baixíssimo. Bem como,a alta corrupção dos fiscais que faz com que aumente,por exemplo, o descumprimento do art.6° da CADH,Convenção Americana de Dirietos Humanos.
Depreende -se,dessa forma, a urgência de ações interventiva com o fito de amenizar a questão. Para isso,o Ministério do Trabalho e Emprego junto com grandes empresas,devem fornecer novas oportunidades de serviços para os mais carentes. Cabe também ao MPT,Ministério Público do trabalho, intensificar nas fiscalizações e,em parceria,com a mídia alertar as pessoas a fazerem denúncias, o que pode ser feito através de campanhas.Dessa maneira,o trabalho escravo irá minorar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.