Diante desse cenário, é válido destacar a disparidade socioeconômica como peça-chave do problema. Nesse contexto, o dramaturgo paraibano Ariano Suassuna pontua a existência de uma injustiça secular que dilacera o Brasil em dois países distintos: o dos privilegiados e o dos despossuídos. Sob essa ótica, entende-se que a parcela desfavorecida da sociedade abrange aqueles com um diminuto poder aquisitivo e que, inevitavelmente, utilizam dele apenas para suprir suas necessidades básicas, como alimento e moradia, de modo com que não sobre dinheiro para o lazer, o que, por fim, faz com que não consigam comprar ingressos de cinema - dado o seu exorbitante valor. Sendo assim, é indubitável a necessidade de proporcionar meios que introduzam esses indivíduos à arte.
Destaca-se, ainda, a irrisória disponibilidade de salas de cinema como agravante do impasse. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes afirma ser dever do Estado garantir condições propícias para o desenvolvimento social. Contudo, essa ideia distancia-se do cenário brasileiro hodierno, visto que os cidadãos que habitam áreas suburbanas e rurais perdem acesso à cinematografia devido à inexistência de um parque exibidor nesses locais, o que acaba por limitar a formação sociocultural dessas pessoas. Destarte, é inadmissível que, em uma civilização dita avançada, a cultura seja deixada em segundo plano.
Portanto, é imprescindível mitigar os fatores que interferem na democratização do cinema no país. Por isso, com a finalidade de assegurar o acesso à cultura aos habitantes de fora dos centros urbanos, o Governo Federal, órgão nacional de maior autoridade, deve direcionar verbas às Secretarias Estaduais da Cultura para a criação de espaços públicos destinados à exibição de obras cinematográficas nacionais e internacionais. Dessa maneira, o direito constitucional à cultura será garantido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.