Diante do apresentado, pode-se apontar que o bullying e o Cyberbullying são mecanismos de defesa utilizados pelo agressor para ferir os outros em busca hegemonia. O que é constatado em uma pesquisa feita pelo IFPSOS, a qual coloca o Brasil como sendo o segundo país do mundo onde há mais casos de violência virtual, principalmente contra crianças. Tal fato é desolador, resultante do despreparo educacional e familiar para orientar e auxiliar a juventude no combate ao que foi exposto anteriormente.
Ademais, é indubitável que os oprimidos quando não são auxiliados por uma base familiar ou escolar, tendem a desenvolver inseguranças e traumas, logo carregarão isso até a vida adulta, se não forem tratados. Assim como destacou o filósofo e matemático Pitágoras "Educai as crianças e não será preciso castigar os homens". Para tanto, faz-se necessário combater desde a infância as práticas intimidadoras e agressivas.
Dessarte, é necessária a ação conjunta do Ministério da Educação, da comunidade escolar e familiar. A fim de minimizar os problemas citados - por meio de palestras, diálogos sobre os tabus contemporâneos, campanhas de proteção infanto-juvenil no meio virtual, para promover um ambiente saudável de crescimento e liberdade de expressão aos estudantes, o que não foi assegurado a Luis, mas pode tornar-se possível aos demais alunos brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.