Primeiramente, convém analisar de que modo a postura familiar interfere no problema. Isso pode ser verificado através do fato de que a maioria dos pais não ocupam seu tempo lendo livros para os filhos, isso pode ocorrer pelo motivo da família ter baixo poder aquisitivo, geralmente situadas em periferias. Dessa maneira eles não possuem condições financeiras e nem conhecimento sobre a importância da leitura para as crianças.
Além disso, a conduta do governo contribui para a problemática. Já que as autoridades não estimulam as crianças a lerem, pois em várias escolas faltam livros em bons estados nas bibliotecas. Desse modo as crianças terão falta de desenvolvimento ao hábito pela leitura, à formação do senso crítico e à ampla visão de mundo.
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para solucionar esse problema. O governo poderia disponibilizar diversos tipos de livros para as bibliotecas escolares. Além disso seria interessante se realizassem uma conscientização através de propagandas sobre a importância da leitura. Para que os alunos desenvolvam prática e vontade em ler livros, ajudando-lhes a terem mais conhecimento, assim como Dimenstein retratava.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.