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A nova música de Anitta, intitulada como “Girl From Rio”, retrata através de sua letra e o clipe musical, uma crítica social à padronização do corpo da mulher e o ideal de beleza presente no Brasil, como o exposto no trecho da música: “de onde eu venho não parecemos modelos”. Nesse sentido, pode-se afirmar que há, cada vez mais, um estreitamento nas relações entre o indivíduo e a beleza no contexto contemporâneo, tendo em vista suas raízes históricas e ideológicas.
Em primeira instância, é importante dizer que desde os primórdios da organização social no Brasil, os corpos femininos tornaram-se objetos de consumo. Isso se dá pois, nessa época por exemplo, o ideal de beleza da mulher brasileira era amplamente divulgado como um atrativo ao turismo no país, principalmente nas regiões do Rio de Janeiro pela sua alta carga cultural. Logo, nessa perspectiva, é evidente que a situação retratada; juntamente com as influências de um corpo social machista e patriarcal moderno; acabam por naturalizar a padronização de um ideal de perfeição assim como a ideia de que a beleza física é um fator primordial para a felicidade de um indivíduo e que deve ser imposta à sociedade contemporânea.
Ademais, é válido ressaltar que a comunidade não está isenta de riscos. Isso porque, após as Revoluções Industriais, a maior democratização do acesso às ferramentas digitais; como as redes sociais; acaba por desmoralizar e marginalizar, ainda mais, os corpos alheios através do compartilhamento de imagens, vídeos e opiniões maldosas de forma descabida e descontrolada; fato este, que acaba por aumentar o anseio da população, especialmente por parte de mulheres jovens, de querer sentir uma sensação de pertencimento à um padrão, causando impactos na sua saúde mental e contribuindo para o desenvolvimento de transtornos alimentares comuns a esse âmbito, como a anorexia e bulimia.
Nota-se portanto, através do cenário exposto, que medidas devem ser tomadas a fim de abrandar tal problemática. Para tanto, convém aos aparelhos midiáticos e grandes empresas do ramo da beleza, a realização de campanhas informativas voltadas ao papel feminino na sociedade com o intuito de reverter visões machistas e preconceituosas acerca da padronização física das mulheres. Além disso, seria de imprescindível importância que organizações comunitárias, como ONG's em geral, fizessem campanhas de incentivo à autoestima de mulheres jovens, tal como o estímulo aos estudos e a autodependência, com o objetivo de diminuir as vítimas de transtornos psiquiátricos ligados à preocupação com o próprio corpo. Isso tudo, para que músicas como a de Anitta, passem a focar mais no poder feminino e como a diversidade dos corpos contribui para uma sociedade mais igualitária e tolerante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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