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Por Maisinha
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Em busca da tolerância: uma tentativa de salvar vidas
Na sociedade é possível notar com muita frequência como, em pleno século XXI, ainda continuam existindo pessoas que não respeitam as crenças e opiniões dos outros a sua volta. A intolerância religiosa e sexual é uma realidade para muitos e vêm se tornando pauta em diversas redes e meios de comunicação. A verdade é que a falta de conscientização presente em parte da população dissemina um ódio coletivo, trazendo sérios prejuízos para aqueles que o recebem.
Em abril de 2021 foi divulgada uma notícia-crime contra o cantor conhecido como Latino, que em um ‘podcast’ culpou aqueles que seguem religiões de matriz africana como responsáveis pela morte do seu macaco de estimação. Os famosos acabam tendo grande influência nas vidas de fãs e admiradores dos seus trabalhos, e um artista de grande visibilidade, como esse que dá a voz a música Dança Kuduro, ao realizar tal comentário, vai indo contra a propagação de respeito e ética que se prega na constituição. Em casos extremos, que estão cada dia mais presente no país, os intolerantes não apenas fazem comentários maldosos como também agridem pessoas que seguem uma corrente diferente da deles.
Portanto, os cidadãos ofendidos, ao verem seus direitos e liberdades sendo menosprezados, se sentem inseguros em demonstrar suas doutrinas publicamente, pois têm medo de sofrerem crimes sérios. A intolerância não fica restrita a religião, o Relatório: Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil apresentou que, em 2020, 237 pessoas pertencentes à comunidade LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) foram mortas ou cometeram suicídio por conta da sua orientação sexual. Ademais, nota-se uma grande falha na educação tanto em casa quanto nas escolas, fato esse que propicia o avanço de ofensas gratuitas e ilimitadas por parte não só de jovens como de idosos e crianças.
Por isso, a intolerância, quais forem os seus aspectos, traz problemas para todos que acreditam e/ou seguem uma determinada ideologia, sendo que a população precisa se unir para enfrentar essa adversidade. É preciso que a mídia, através de debates e propagandas sobre a temática, proporcione maior acesso dos telespectadores à promoção de educação e empatia. Aos políticos, cabe a função de criar leis rígidas para defender e auxiliar os indivíduos que passarem por situações que violem os seus valores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por LeighTeabing
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#67070
@Maisinha, @Maisinha, oi. Ando meio ocupado, mas até o fim de semana trago algumas observações. Ok?

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
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Por LeighTeabing
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#67499
Oi, @Maisinha. Trago minhas observações.

INTRODUÇÃO:.

Na sociedade é possível notar com muita frequência como, em pleno século XXI, ainda continuam existindo pessoas que não respeitam as crenças e opiniões dos outros a sua volta(OBS1). A intolerância religiosa e sexual é uma realidade para muitos e vêm se tornando pauta em diversas redes e meios de comunicação(OBS2). A verdade é que a falta de conscientização presente em parte da população dissemina um ódio coletivo, trazendo sérios prejuízos para aqueles que o recebem.(OBS3)

OBS1: Sobre sua contextualização, é recomendável que a busque em notícias, filmes, livros, séries, filósofos, dados, etc. Sua contextualização acaba se tornando rasa do jeito que está. Fique de olho nisso.
OBS2: O seu tema é intolerância. Ao citar a intolerância religiosa e sexual, ao meu ver, seria interessante por o termo "por exemplo", já que são apenas duas manifestações da intolerância.
OBS3: Consigo compreender sua tese, entretanto poderia organizar melhor o trecho, tornado sua tese mais clara.

OBS extra: Sua introdução é pobre em conectivos, isso a deixa pouco fluída. É muito importante que use e abuse dos conectivos!

DESENVOLVIMENTO1

Em abril de 2021 foi divulgada uma notícia-crime contra o cantor conhecido como Latino, que em um ‘podcast’ culpou aqueles que seguem religiões de matriz africana como responsáveis pela morte do seu macaco de estimação.(0BS1). Os famosos acabam tendo grande influência nas vidas de fãs e admiradores dos seus trabalhos, e um artista de grande visibilidade, como esse que dá a voz a música Dança Kuduro, ao realizar tal comentário, vai indo contra a propagação de respeito e ética que se prega na constituição(OBS2). Em casos extremos, que estão cada dia mais presente no país, os intolerantes não apenas fazem comentários maldosos como também agridem pessoas que seguem uma corrente diferente da deles.(OBS3)

OBS1: Não há conectivo no início do desenvolvimento, seu texto acaba ficando muito "travado"! Também senti falta de um resgate de um dos elementos de sua tese! Qual a fonte da notícia? No lugar de "[...] o cantor conhecido como Latino[...]" poderia organizar sua frase assim: " O cantor e compositor brasileiro Latino[...] .
OBS2: Falta conectivo! Após o ponto contínuo, você já começa com "Os famosos[..]". Seria melhor assim: " Assim(conectivo), famosos com grande influência[...]"
OBS3: Olha o conectivo faltando aí de novo, já disse: use e abuse dos conectivos! Senti falta de uma conclusão do desenvolvimento 1, algo que arrematasse tudo o que havia sido dito
OBS extra: É possível melhorar seus argumentos, tanto em conteúdo como em organização. Achei que você trataria da educação nesse parágrafo, mas tratou da influência de nomes famosos. Poderia ter procurado uma raiz melhor para falar sobre a intolerância, abordando fatores históricos, educacionais, etc. Talvez até facilitasse o encontro de repertório sociocultural .

DESENVOLVIMENTO 2

Portanto, os cidadãos ofendidos, ao verem seus direitos e liberdades sendo menosprezados, se sentem inseguros em demonstrar suas doutrinas publicamente, pois têm medo de sofrerem crimes sérios(OBS1). A intolerância não fica restrita a religião, o Relatório: Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil apresentou que, em 2020, 237 pessoas pertencentes à comunidade LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) foram mortas ou cometeram suicídio por conta da sua orientação sexual.(OBS2). Ademais, nota-se uma grande falha na educação tanto em casa quanto nas escolas, fato esse que propicia o avanço de ofensas gratuitas e ilimitadas por parte não só de jovens como de idosos e crianças.(OBS3).

OBS: Temos um conectivo, mas não sei se "portanto" se encaixa bem aqui. Poderia usar "consequentemente". Exemplo; "Consequentemente, cidadãos vítimas da intolerância acabam sendo coagidos[...]"
OBS2: Faltou conectivo para iniciar essa frase! No trecho "[...] Relatório: Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil[...]" creio ser desnecessário o uso de dois pontos(:). Sugestão: "Segundo o Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ [...]"
OBS3: Não tenho muito a dizer sobre, mas acho que ficaria melhor essa frase no desenvolvimento 1

CONCLUSÃO:

Por isso, a intolerância, quais forem os seus aspectos, traz problemas para todos que acreditam e/ou seguem uma determinada ideologia, sendo que a população precisa se unir para enfrentar essa adversidade. É preciso que a mídia(AGENTE), através de debates e propagandas (MEIO)sobre a temática, proporcione(AÇÃO) maior acesso dos telespectadores à promoção de educação e empatia. Aos políticos(AGENTE), cabe a função de criar(AÇÃO) leis rígidas para defender e auxiliar os indivíduos que passarem por situações que violem os seus valores.

OBS: Incompleta, poderia desenvolver mais sua conclusão. Senti falta do efeito e detalhamento

C1: 200
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 120

Pontuação: 720


É a primeira vez que pontuo uma redação. Ficaria mais seguro caso algum um corretor mais concreto pudesse da uma olhada na correção e falasse se concorda ou não com a nota. E aí, @eurodrigo, @sixthero, @jherodrigues, @3m1ly, @Felipe082 (não citei todos,rsrs)? Concordam ?

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
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Por Maisinha
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#67503
Oie, @LeighTeabing.
Muito obrigada pelas suas observações! Estou iniciando meus estudos focados na redação por agora. Prestarei mais atenção nos pontos que você mencionou :!:
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Por LeighTeabing
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#67509
@Maisinha, de nada. :D Continue estudando. :D

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
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