Na sociedade é possível notar com muita frequência como, em pleno século XXI, ainda continuam existindo pessoas que não respeitam as crenças e opiniões dos outros a sua volta. A intolerância religiosa e sexual é uma realidade para muitos e vêm se tornando pauta em diversas redes e meios de comunicação. A verdade é que a falta de conscientização presente em parte da população dissemina um ódio coletivo, trazendo sérios prejuízos para aqueles que o recebem.
Em abril de 2021 foi divulgada uma notícia-crime contra o cantor conhecido como Latino, que em um ‘podcast’ culpou aqueles que seguem religiões de matriz africana como responsáveis pela morte do seu macaco de estimação. Os famosos acabam tendo grande influência nas vidas de fãs e admiradores dos seus trabalhos, e um artista de grande visibilidade, como esse que dá a voz a música Dança Kuduro, ao realizar tal comentário, vai indo contra a propagação de respeito e ética que se prega na constituição. Em casos extremos, que estão cada dia mais presente no país, os intolerantes não apenas fazem comentários maldosos como também agridem pessoas que seguem uma corrente diferente da deles.
Portanto, os cidadãos ofendidos, ao verem seus direitos e liberdades sendo menosprezados, se sentem inseguros em demonstrar suas doutrinas publicamente, pois têm medo de sofrerem crimes sérios. A intolerância não fica restrita a religião, o Relatório: Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil apresentou que, em 2020, 237 pessoas pertencentes à comunidade LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) foram mortas ou cometeram suicídio por conta da sua orientação sexual. Ademais, nota-se uma grande falha na educação tanto em casa quanto nas escolas, fato esse que propicia o avanço de ofensas gratuitas e ilimitadas por parte não só de jovens como de idosos e crianças.
Por isso, a intolerância, quais forem os seus aspectos, traz problemas para todos que acreditam e/ou seguem uma determinada ideologia, sendo que a população precisa se unir para enfrentar essa adversidade. É preciso que a mídia, através de debates e propagandas sobre a temática, proporcione maior acesso dos telespectadores à promoção de educação e empatia. Aos políticos, cabe a função de criar leis rígidas para defender e auxiliar os indivíduos que passarem por situações que violem os seus valores.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.