sivo usado em redes sociais, onde pessoas descarregam seus argumentos contra
ações feitas por celebridades ou até mesmo conhecidos, quando os mesmos falam
ou agem de forma errada. Ações como essas causam conflitos e prejudica a saúde
mental do receptor.Dessa maneira, é imprescindível que esse “lichamento’’ seja para-
do a fim de evitar confusões e gerar harmonia entre opiniões.
Um exemplo de rede social onde o cancelamento tem grande impacto é o
Twitter.A plataforma foi considerada pela Forbes Brasil a mais tóxica, por fomentar o
ódio e instigar o pior do usuário.Na rede as pessoas escrevem mal,entendem pior e
deixam as coisas complicadas com as chamadas “threads” ,onde o usuário usa o dis-
curso de ódio para criticar ou “criar uma treta”.
Grande parte dos famosos já passaram por esse tipo de situação. A escrito-
ra da saga Harry Potter,J.K. Rowling, foi um deles. J.K foi cancelada em amplas redes
sociais por fazer comentários transfóbicos ,onde dizia: "Conheço e amo pessoas trans,
mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitos discutirem suas vidas
de forma significativa”.Desde que as falas da escritora ganharam repercussão ela ten-
tava se justificar,mas caia cada vez mais nas threads dos internautas.
Portanto,é necessário que todos os usuários de redes sociais tenham a cons-
ciência de que o “lichamento” utilizado não resolverá o problema.Apesar de famosos
falarem e fazerem coisas erradas, é preciso mais tolerância e compreensão de dife-
rentes pontos de vista,gerando harmonia e tranquilidade a todos
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.