As DST's, doenças sexualmente transmissíveis, têm se mostrado um problema muito grande na vida da população brasileira no geral, mas principalmente para os jovens entre 25 a 39 anos, que é a faixa etária em que a maioria da população está mais ativa sexualmente. Doenças como AIDS, Sifílis e HPV tem se tornado cada dia mais comuns, e podem ser altamente perigosas se não forem tratadas. Uma pesquisa divulgada pelo ministério da saúde indica que 18% dos homens e 11,4% das mulheres não procuram nenhum tipo de tratamento.
Nota-se também, que os adolescentes estão ingressando cada vez mais cedo e sem conhecimento na vida sexual. Uma pesquisa realizada pela USP indica que os adolescentes iniciam suas experiências sexuais entre os 13 e 17 anos de idade. Muitas vezes sem nenhum conhecimento sobre o sexo seguro, pois na maioria das vezes não se sentem a vontade para conversar sobre isso com seus pais, , e os próprios pais também não tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o sexo seguro quando eram jovens.
Uma possível solução para esta situação sera o ministério da saúde realizar palestras sobre as DST's, suas formas de prevenção, como DIU, preservativos, etc, as consequências causadas pela ausência de um tratamento e reafirmar para a população a disponibilidade de preservativos gratuitos nos postos de saúde e os tratamentos disponíveis através do SUS. Buscando incluir todas as classes sociais e idades nessas palestras. Dessa forma, com a população informada sobre o assunto, as DST's diminuiriam em massa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.