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Por RaquelNL67
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#66897
A dificuldade de acesso à cultura tem sido um grave problema sociocultural no Brasil. Isso ocorre porque muitos brasileiros, até hoje, precisam passar por vários obstáculos para que obtenham algum acesso à cultura. A falta de apoio e divulgação de artistas independentes também colabora bastante em relação a esse problema.
Além disso, A dificuldade de acesso à cultura pode influênciar diretamente na sociedade. Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2012, estima-se que cerca de 20% da população, em locais onde não se tem acesso à cultura, tem algum antecedente criminal.
Ademais, cabe discutir a respeito da falta de novos artistas nas regiões mais pobres do Brasil. Esse problema ocorre em razão da falta de apoio aos artistas independentes, como é retratado no filme "Gonzaga: de Pai para Filho", em que os protagonistas enfrentam várias dificuldades para alcançarem o sucesso.
Contudo, percebe-se a necessidade de amparo cultural em determinadas regiões brasileiras. São necessários programas sociais que possam combater a falta de acesso à cultura. Além disso, é necessário que o Estado crie auxílios que apoiem artistas independentes, logo novos artistas entrarão em ascensão. Assim, a cultura se tornará mais acessível a todos os brasileiros.




Obs: essa é minha primeira redação
Poderiam corrigir por favor?
@eurodrigo @euro
@Dante @dante
@Raquel33 @raquel33
@Leti @leti
@vitorramos17 @vitorr
@EmillyySilva
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por RaquelNL67
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#66898
A dificuldade de acesso à cultura tem sido um grave problema sociocultural no Brasil. Isso ocorre porque muitos brasileiros, até hoje, precisam passar por vários obstáculos para que obtenham algum acesso à cultura. A falta de apoio e divulgação de artistas independentes também colabora bastante em relação a esse problema.
Além disso, a dificuldade de acesso à cultura pode influênciar diretamente na sociedade. Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2012, estima-se que cerca de 20% da população, em locais onde não se tem acesso à cultura, tem algum antecedente criminal.
Ademais, cabe discutir a respeito da falta de novos artistas nas regiões mais pobres do Brasil. Esse problema ocorre em razão da falta de apoio aos artistas independentes, como é retratado no filme "Gonzaga: de Pai para Filho", em que os protagonistas enfrentam várias dificuldades para alcançarem o sucesso.
Contudo, percebe-se a necessidade de amparo cultural em determinadas regiões brasileiras. São necessários programas sociais que possam combater a falta de acesso à cultura. Além disso, é necessário que o Estado crie auxílios que apoiem artistas independentes, logo novos artistas entrarão em ascensão. Assim, a cultura se tornará mais acessível a todos os brasileiros.




Obs: essa é minha primeira redação
Poderiam corrigir por favor?
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@Dante @dante
@Raquel33 @raquel33
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@vitorramos17 @vitorr
@EmillyySilva[/quote]
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Por Dante
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#66960
@RaquelNL67,

Oii, anjo, Tudo bem? Irei corrigir sua redação.

}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Introdução{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{{

"A dificuldade de acesso à cultura tem sido um grave problema sociocultural no Brasil. Isso ocorre porque muitos brasileiros, até hoje, precisam passar por vários obstáculos para que obtenham algum acesso à cultura. A falta de apoio e divulgação de artistas independentes também colabora bastante em relação a esse problema."

Quando transcrevemos sobre alguma coisa, em alguns casos, não conseguimos demostrar com total dimensão algumas coisas. Para isso, é necessário usar alguns elementos linguísticos para esclarecer ou evidenciar. Nesse contexto, quando fazemos uma redação dissertativa-argumentativa, temos que utilizar desses elementos para chamar a atenção do corretor, como, por exemplo, conectivos.

Levando em consideração sua redação, há alguns problemas, que é normal para quem está começando agora. Diga-se de passagem, você está começando bem.

Desse modo, em todo momento de sua introdução baseou-se apenas em suas palavras, não utilizando de outras fontes para dar embasamento em sua redação, isso prejudica a competência II. Além disso, apesar de ter um fluxo linear de raciocínio, falta a utilização de conectivos e mais
organização textual. Outro fator, a respeito da introdução, refere-se a não contextualização e defesa deum ponto de vista, chamado de tese.
Seu último período poderia ser facilmente sua tese, se vc tivesse escrito assim e defendendo-as no DI e DII:
Diante desse contexto, percebe-se que tanto a falta de apoio quanto a divulgação de artistas independentes colaboram para essa questão.
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Por Dante
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#66961
@RaquelNL67,

DI e DII
Primeiramente, não querendo ser rude, grosso ou algo do tipo, mas, dentro da lógica de correção do Enem ou de outras bancas, se eu sou um corretor, somente por olhar já sei que seu texto não apresenta a estrutura necessária de DI E DII. Apesar de o DI e DII terem embasamentos não apenas em suas palavras, é necessário contextualizar a ideia apresentada nestas fonte, sendo assim ,fazendo uma ligação entra a fonte e seu texto, sempre problematizando sobre a questão. Além disso, você deveria ter colocado autoria em seu texto, ou seja, evidenciado sua opinião seja positiva, seja negativa. Portanto, ambos os parágrafos ficam expositivos, faltou uma visão mais crítica.
Obs.: Procure uma lista de conectivos, isso é fundamental para sua competência quatro.
Sobre sua conclusão, ela n apresenta os elementos necessários.
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