Em primeiro lugar, é fulcral destacar que, em função da escassa abordagem do assunto, os indivíduos tendem a não falar sobre o tema e, assim, acarretando em uma sociedade com poucas pessoas empáticas. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, o indivíduo é construído através de experiências e apredizados até a fases adulta. Nesse sentido, se uma pessoa cresce aprendendo que temas relacionados à empatia são algo irrelevante, ela também propagará isso. Paralelamente, essa seria a principal característica da modernidade líquida para o sociólogo Zygmunt Bauman: relações instáveis movidas pelo individualismo de seus interesses e, assim, permanecendo na problemática.
Por conseguinte, presencia-se inúmeros casos de crimes de ódio e intolerância na coletividade, motivados pela intolerância em indivíduos que não suportam conviver com o diferente, sobretudo pela falta de empatia na sociedade contemporânea. No filme "Coringa", dirigido por Todd Phillips, encontra-se uma sociedade apática, quando, na obra, ela é tratada como justificativa para os crimes de ódio cometidos pelo protagonista Arthur Fleck, "O Coringa", como forma de repúdio a essa sociedade. Dessarte, é possível afirmar que uma pessoa bem instruída socialmente e empaticamente será um cidadão mais consciente e, assim, evitará essa problemática.
Portanto, é mister que o Estado tome provindências para amenizar o cenário atual. A fim de conscientizar a população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por intermédio de verbas estatais, discussões e incentivos à empatia no ambiente escolar que busquem uma discussão efetiva acerca do tema e de sua importância na coletividade, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de praticar a empatia, por exemplo, o trabalho voluntário. Dessa forma, será possível aproximar-se cada vez mais da realidade descrita na obra "Modern Utopia" de H. G. Wells e, assim, estourar a bolha sociocultural, na qual a realidade está inserida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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