Em primeiro plano, é importante analisar a falta de colaboração social como determinante para a consolidação da controvérsia. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o princípio da ética é agir de forma a construir uma prática universal. Todavia, o contexto hodierno distancia-se desse pensamento, visto que prevalece uma inércia dos indivíduos em razão da majoritária desinformação e do pouco incentivo frente à doação de sangue, cuja persistência indica a deficiência de atuação Estatal em estimular o engajamento adequado da massa. Logo, sem uma mudança significativa de mentalidade da população, a questão da solidariedade nesse âmbito é dificultada.
Em segundo plano, a insuficiência de locais voltados à doação de sangue corrobora a controvérsia. Segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde em 2019, existem apenas 32 hemocentros e 500 unidades de coleta distribuídas pelos 5570 municípios brasileiros. À vista disso, o baixo quantitativo dos espaços de atendimento disponíveis é incapaz de alcançar diretamente a maior parte da população, a qual tem o desafio de realizar contínuos deslocamentos aos distantes pontos de serviços para a realização do procedimento. Assim, a permanência desse panorama inviabiliza a participação efetiva da sociedade e, por conseguinte, compromete o aumento das distribuições sanguíneas.
Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário conflitante no Brasil. A fim de promover a mobilização da população acerca da questão, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria dos veículos de comunicação, alertar e incentivar os cidadãos para a doação de sangue. Isso será realizado a partir da divulgação de campanhas em todo território nacional, voltadas à importância e às informações necessárias para a realização do procedimento. Ademais, o Governo Federal atuará na elaboração de um programa social de expansão dos serviços de hemoderivados, para assim possibilitar uma maior participação dos brasileiros. Dessa maneira, o pensamento de Kafka passará a estar incluso na realidade do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.