A cantora Karol Conká perdeu diversos contratos milionários após sua postura durante o reality Big Brother Brasil 21 ter lhe proporcionado o cancelamento virtual. Diariamente, tanto famosos quanto anônimos são alvos de linchamentos e, consequentemente, sofrem ameaças, boicotes de serviços e até mesmo problemas psicológicos sérios. Nota-se, então, como a sociedade explicita a falta de consciência sobre os pontos negativos dessa atitude.
Ademais, as pessoas que cometem o cancelamento às vezes não levam em consideração tudo que o alvo fez de bom em sua vida e esse acaba sendo massacrado no mundo digital por uma falha que executou. Com isso, muitos internautas deixam de usufruir das redes sociais para não sofrerem mais que o habitual. Porém, vale ressaltar que essa política também permite conscientizar sobre os possíveis erros que alguém possa ter cometido.
Destarte, o debate sobre a política do cancelamento na internet no Brasil essa atitude é adequada. É preciso que as escolas realizem projetos, através de palestras, que permitam aos alunos terem uma percepção correta sobre as consequências dessa temática. Cabe a mídia, com a criação de programas, mostrar ao seu público os limites que há nessa cultura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.