Em primeira análise, é importante destacar os danos psíquicos ocasionados pelo assédio moral em ambiente laboral, onde na maioria das vezes são permanentes, conforme estudo do site Jornal Contábil. Assim, ao ser exposto a humilhação, o profissional se sente desmoralizado psicologicamente e pode vir a desenvolver transtornos como depressão e ansiedade, de forma a comprometer o rendimento e causar ainda mais prejuízos. Portanto, é preciso combater essa prática ao máximo.
Ademais, é imprescindível ressaltar o papel do assédio moral no trabalho com relação ao processo de afastamento profissional, que segundo dados também do site Jornal Contábil, é a opção mais votada pelas vítimas do assédio. Isto é, com toda a pressão desestabilizadora imposta, a rota de fuga mais eficiente encontrada pelas vítimas é a demissão, ação esta que contribui para o aumento dos níveis de desemprego e colabora em agravar ainda mais essa crise que o país enfrenta. Desta forma, medidas de correção dessa problemática são necessárias.
Em suma, para resolver essa problemática relacionada ao assédio moral laboral no Brasil, urge que o Congresso Nacional promova um maior combate ao mesmo, por meio de projetos de lei mais rígidos bem como campanhas de incentivo a denúncia, a fim de garantir que os abusadores sejam punidos de maneira a evitar que mais assédios ocorram e assim ter-se então uma sociedade trabalhadora mais harmônica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.