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Por Danielrichil
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#66728
No Brasil o lixo é um dos fatores que mais vem se agravando desde épocas passadas e que atualmente seu problema não demonstrou melhora.Isso nos permite entender que essa triste questão vem piorando no decorrer dos anos em nossa nação de forma massiva e desordenada.Nesse sentido convém analisarmos as principais causas,consequências e uma possível solução para este impasse na sociedade brasileira.

Inicialmente, podemos ressaltar a falta de importância governamental como uma das causas dessa problemática nacional .Um exemplo disso destaca-se a não comunicação entre governo e população.Visando isso é indispensável o auxílio de nossos superiores para que unidos consigamos chegar a uma solução viável.

As consequências do lixo em nosso país é o consumismo este distúrbio tristemente vem se mostrando cada vez mais frequente em nosso meio e isto gera um aumento de proporções gigantescas causando o alagamento das ruas.É notável o esforço que o ser humano não faz para mudar seu estilo de vida e consumir menos com a famosa frase" só se vive uma vez",de fato isso é verídico mas se esse agravamento perdurar não teremos sequer onde viver.

Fitando essas divergências poderia o governo apresentar palestras para a sociedade tendo em vista que a poluição é uma situação grave e com a realização de feiras écológicas interagindo as pessoas a reciclar o seu lixo transformando o mesmo em algo útil evitando a sua contaminação em nosso cotidiano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Joycekelll
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#66754
No Brasil o lixo é um dos fatores que mais vem se agravando desde épocas passadas e que atualmente seu problema não demonstrou melhora.Isso nos permite entender que essa triste questão vem piorando no decorrer dos anos em nossa nação de forma massiva e desordenada.Nesse sentido convém analisarmos as principais causas,consequências e uma possível solução para este impasse na sociedade brasileira.

Já na introdução percebe-se que você possui competência para escrever uma redação, no entanto precisa de material adequado para te orientar. Irei deixar alguns links que me ajudaram muito a melhorar e podem ajudar você, só não desiste. Você é bom. Vamos lá...
PONTOS NEGATIVOS: a introdução ficou mal organizada e sem sentido. Tente buscar alusões ou nesse caso, dados, para começar a introdução. Algo que comprove que a questão do lixo não vem melhorando. Lembre-se que a introdução precisa ter todas as informações que você precisa para desenvolver seu texto. A introdução é a sua base. O corretor precisa começar a leitura sabendo do que se trata o assunto, sabendo que você entendeu do que se trata e mais ainda, interessado no que você tem para falar. Se a introdução é mal desenvolvida, todo o resto também vai ser. Na introdução você apresenta os fatos e o que você defende de forma rápida, sem detalhes, nos dois próximos parágrafos você desenvolve o que apresentou e defende sua tese.
Além disso, a pontuação e a coesão deixou a desejar (competência 4). Estude gramatica, escreva sua redação em uma folha, prestando atenção em cada palavra e só depois digite aqui, para que corrijam. Lembre-se que vai ser assim no ENEM.
Você vai arrasar na introdução com esse vídeo:

Inicialmente, podemos ressaltar a falta de importância governamental como uma das causas dessa problemática nacional .Um exemplo disso destaca-se a não comunicação entre governo e população.Visando isso é indispensável o auxílio de nossos superiores para que unidos consigamos chegar a uma solução viável.
Primeiro ponto: não é uma problemática nacional, é uma problemática para todos os países. Quando o tema se refere só ao Brasil, significa que ele quer que você fale desse problema NO brasil. E não que acontece só no Brasil.
Ademais, o ideal para uma redação é que os parágrafos estejam alinhados e estruturados. Isso vai além da estética.
No ENEM, sua redação precisa ter mais que 8 linhas e menos que 30 linhas, no entanto é quase impossível estruturar suas ideias e desenvolver um bom texto apenas com 8 linhas... O desenvolvimento precisa ter 3 partes: tópico frasal, repertorio e a problematização.
Tem tudo o que você precisa saber nesse vídeo:

As consequências do lixo em nosso país é o -consumismo-[causa] este distúrbio tristemente[*] vem se mostrando cada vez mais frequente em nosso meio e isto gera um aumento de proporções gigantescas -causando o alagamento das ruas- [consequência].É notável o esforço que o ser humano não faz para mudar seu estilo de vida e consumir menos com a famosa frase" só se vive uma vez",de fato isso é verídico mas se esse agravamento perdurar não teremos sequer onde viver[*].
Nesse caso, você poderia usar como causas a insuficiência governamental (que foi o que você usou no D1) e o consumismo. Sendo assim, o consumismo não é a consequência, mas uma das causas.
''teremos'' ''nosso'', tente evitar essas expressões que te colocam no meio da situação. Você precisa ser neutro e impessoal.
[*] Você deve evitar marcas de sentimentalismo na redação, isso é penalizado.
https://blog.imaginie.com.br/4-pontuaco ... -evitadas/

Fitando essas divergências poderia o governo[agente] apresentar palestras[ação] para a sociedade tendo em vista que a poluição é uma situação grave e com a realização de feiras écológicas interagindo as pessoas a reciclar[finalidade] o seu lixo transformando o mesmo em algo útil evitando a sua contaminação em nosso cotidiano.

Antes de apresentar os agentes na conclusão, você precisa CONCLUIR. Faça um breve resuminho, resgatando a tese que você defendeu na introdução.
Os agentes são 4:
agentes – são aqueles que são responsáveis por fazer a ação;
ação – é a proposta propriamente dita, o que será feito;
meio – é como a ação será desenvolvida (por meio de leis, por exemplo);
finalidade – é a parte que diz quais serão os benefícios e mudanças da ação proposta.
Você usou 3 agentes, mas não colocou como a ação seria desenvolvida.
-conclusão incompleta-


https://www.projetoredacao.com.br/blog/ ... %20More%20

Eu espero de verdade que tenha de ajudado de alguma forma, eu estou aqui para aprender também. Não sei tudo e tenho certeza que você tem algo para me ensinar aqui também. Como eu disse, você tem muita competência, é notável que você já tem uma noção de como fazer uma boa redação. Peço que assista todos os vídeos que mandei e leia as coisas que mandei também, são muito importantes. Vão te ajudar a esclarecer muitas coisa. Além disso, aqui mesmo tem muito material para você estudar. Espero poder ajuda-los nas próximas redações e ver seu desenvolvimento.
Abraço.
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