Sob essa perspectiva, observa-se que a burocracia ao se adotar é abundante, o que acaba por dificultar o processo de adoção. Desse modo, ainda que a Constituição Federal, promulgada em 1988, preveja a moradia e a segurança para todos, na prática, a realidade é muito mais complexa. Com isso, necessita-se da participação dos cidadãos para concretizar tal ideal, que, nesse caso, é acessibilizar a adoção. Entretanto, a fragmentação administrativa causa um problema grave para essa relação, tornando-se um malefício.
Outrossim, os padrões sociais, hodiernamente, ainda são baseadas em valores obsoletos. Nesse contexto, adoção é estereotipada pela noção de valores, que tipificam o sistema de adoção como algo negativo. Diante nisso, Emile Durkheim, sociólogo, caracteriza essa conjuntura como um fato social, no qual os indivíduos são influenciados pela sociedade. Diane disso, a idealização da família “padrão” brasileira é um problema para a adoção, por não abrir espaço à diversidade de grupos.
Em síntese, com objetivo de sanar tal questão, garantindo não apenas na teoria, mas também, na prática, o que e previsto por Lei. O Ministério Cidadania, em cooperação com o Ministério Da Criança, por meio de ações afirmativas (aliados às políticas públicas), deve proporcionar maior acesso aos direitos; melhores condições nos lares adotivos e mais agilidade nas adoções. Além disso, tendo como foco mudar a percepção social sobre essa questão, é imprescindível a divulgação (campanhas publicitárias) de adoção, a fim de mudar o cenário brasileiro e, assim, garantir, de fato, o que é previsto na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.