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Por Yass
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#66374
Atualmente, é comum dizer que o brasileiro sempre consegue "dar um jeito pra tudo", seja para não pagar contas de TV a cabo e internet, ou até mesmo não receber uma multa por infração de trânsito. Entretanto, o que a maioria não quer enxergar é a corrução existente em cada ato considerado "inofensivo".
A cada pequeno erro cometido ao longo do cotidiano, os valores e o caráter caem no esquecimento. Não é sincero afirmar que se é honesto porque nunca roubou algo, quando, na verdade, já se sonegou impostos por achar "muito caro". Há pessoas que dependem desses impostos, e é delas que se está roubando.
Os escândalos políticos não são a única forma de corrupção, contudo esse fato não diminui o impacto social que tais furtos causam. É claro que, não se compara o troco repassado de forma errada com diferença de dois ou vinte reais com a super faturação de milhões em cima de algo de valor inferior. O que não se nega é que em ambos os casos temos um crime.
É necessário que cada um cumpra com seus deveres como cidadão e policie suas atitudes diante de situações do dia-a-dia. A fiscalização intensiva para as infrações mais graves também é muito importante. Combater a corrução começa quando se inibe o "jeitinho brasileiro".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por jheromagnoli
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#66460
Sugiro estudar mais sobre o texto dissertativo-argumentativo. A estrutura da redação: introdução, dois parágrafos de desenvolvimentos e a conclusão.

Introdução: contextualização do tema + problematização + tese
Desenvolvimentos: apresentação do argumento + repertório (dados ou citação) + argumentação + arrematação
Conclusão: arrematação do tema + proposta de intervenção com agente, ação, meio, finalidade e detalhamento de um desses elementos

Também precisa fazer o uso de conectivos em toda a redação, início de parágrafos e frases, para organizar e ligar os períodos. Aqui no site tem uma tabela para ajudar: dica-tabela-de-elementos-de-coesao-textual-t2130.html

Sugiro algumas aulas:





Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#66619
Yass escreveu:Atualmente, é comum dizer que o brasileiro sempre consegue "dar um jeito pra tudo", seja para não pagar contas de TV a cabo e internet, ou até mesmo não receber uma multa por infração de trânsito. Entretanto, o que a maioria não quer enxergar é a corrução existente em cada ato considerado "inofensivo".
A cada pequeno erro cometido ao longo do cotidiano, os valores e o caráter caem no esquecimento. Não é sincero afirmar que se é honesto porque nunca roubou algo, quando, na verdade, já se sonegou impostos por achar "muito caro". Há pessoas que dependem desses impostos, e é delas que se está roubando.
Os escândalos políticos não são a única forma de corrupção, contudo esse fato não diminui o impacto social que tais furtos causam. É claro que, não se compara o troco repassado de forma errada com diferença de dois ou vinte reais com a super faturação de milhões em cima de algo de valor inferior. O que não se nega é que em ambos os casos temos um crime.
É necessário que cada um cumpra com seus deveres como cidadão e policie suas atitudes diante de situações do dia-a-dia. A fiscalização intensiva para as infrações mais graves também é muito importante. Combater a corrução começa quando se inibe o "jeitinho brasileiro".
Ei querida, desculpe a demora com o retorno!
Se você quiser, tenho um arquivo em PDF sobre estrutura + competências da redação do ENEM. Você pode acessa-lo através desse link:

https://drive.google.com/file/d/104law_ ... p=sharing

Espero que te ajude! Abraço :)
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Por Yass
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#66685
Grata!
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