Em primazia, é necessário destacar a estruturação social contemporânea. Desde a Segunda Revolução Industrial, onde se reverberou internacionalmente a produção industrial em grande escala, os países subdesenvolvidos (como o Brasil) ficaram à mercê da testagem de diversos medicamentos e de sua distribuição facilitada. Nesse viés, o contato contínuo com remédios tornou-se hábito aos brasileiros, pois era uma solução rápida e eficaz em contraponto à manutenção de uma vida saudável, que exige tempo – e dinheiro. Portanto, cada vez mais foi esquecido o ditado popular “ a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”, dando lugar a hipermedicação e ao vício.
Ademais, também o Governo Federal possui um papel de grande destaque na problemática. Segundo o ex-ministro da saúde Hélder Martins, a saúde é um problema político e um reflexo social: o que expressa a responsabilidade governamental sobre a liberação de medicamentos e o consumo dos mesmos pela população que, nesse caso, é desenfreado. Nessa perspectiva, é nítido uma das consequências da automedicação: a deterioração da saúde em longo prazo, contrapondo-se ao artigo 196 da Constituição Federal, que declara que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Por fim, o cidadão sem instrução, automedicando-se, acaba não exercendo seu direito segundo a Carta Magna – o que, além de ser algo antidemocrático, gera problemas futuros, como a sobrecarga do sistema público de saúde.
Em suma, são explícitas as causas e os perigos da automedicação para a sociedade. Logo, o Ministério da Saúde, em parceria com o Conar, deve garantir, através de campanhas publicitárias e distribuição de materiais educativos, a conscientização do cidadão acerca dos perigos da automedicação e, por fim, sua mudança de hábitos. Além disso, o Ministério da Cidadania, juntamente com governos municipais, por meio de parcerias público-privadas, devem estabelecer a construção de hortas comunitárias e academias públicas, a fim de aproximar a população de um estilo de vida mais saudável. Logo, o cidadão poderá mudar seus hábitos e não depender, intrinsecamente, da uma pílula, como no distópico Admirável Mundo Novo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.