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Por Vic54
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país prevê em seu artigo 6º o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a crise na saúde brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a crise na saúde do Brasil. Nesse sentido, tal problema vai permeante a sociedade a exemplo do alto nível de mortes, por faltas de leito e problemas no atendimento emergencial. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social" já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadões desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde, o que é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a questão financeira como impulsionador da crise na saúde do Brasil. Segundo o site do G1, pacientes renais, em Pouso Alegre-MG, não conseguiram acesso aos remédios que deveriam ser distribuídos gratuitamente pelo governo há um mês. Diante de tal exposto, é notório que esse problema gera o aumento do desemprego, dificuldades de acesso a serviços de saúde, intensificação das desigualdades em saúde. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por meio de um debate, desenvolva uma melhoria no sistema de saúde pública brasileira- cortando investimento de setores não-essenciais à sociedade- a fim de melhorar o setor de saúde no Brasil. Assim, se consolidará uma sociedade mais humana , onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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