Precipuamente, é frulcal pontuar que esse problema está relacionado majoritariamente ao preconceito, pois a inflexividade em relação a pessoas que tem alguma deficiência, ocorre em maior escala nas escolas. Nesse caso, em pesquisas realizadas com 18 mil estudantes, professores, funcionários e pais, em 501 escolas de todo Brasil, a Fundação Instituto de Pesquisa Econômico (Fipe), constatou que 96% dos entrevistados admitem o preconceito com pessoas deficientes. Vale ressalta a dificuldade de convivência com as diferenças, muitas das vezes levando a violência.
Ademais outro fator a salientar, é a intolerância contra as pessoas com deficientes deve-se dizer que esse mal caracteriza-se pelo ato de agredir ou difamar pessoas incapacitadas. Desse modo pode-se ressalta o, anime "Koe no Katachi" (A Voz do Silêncio), onde a protagonista, Shouko Nishimiya, sofre 'bullying', pelos seus colegas de classe, por ter deficiência auditiva, nesse caso se nota a falta de tolerância dos seus colegas para com ela. Logo medidas devem ser tomadas de modo a resolver tal impasse.
Diante do exposto, é possível afirmar que a discriminação em respeito a pessoas que sofrem alguma deficiência e a falta de tolerância são problemas que carecem de solução. Nesse sentido, necessita-se que o governo federal direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em conscientizar e auxiliar as escolas e pais sobre a importância do combate ao preconceito contra pessoas com deficiências. Tal ensino será concretizado através de palestras escolares, atividades lúdicas, propagandas midiáticas e redes sociais, como, por exemplo, Facebook e Instagram. Dessa maneira, o conhecimento sobre o respeito as pessoas com deficiência chegara a todos e, por fim, evitar novas formas de discriminação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.