Sob esse viés, vê-se que o vício em redes sociais é um dos grandes fatores para a permanência da problemática. Haja vista, que a necessidade de se acessar as redes sociais acaba se tornando cada vez mais frequente, uma vez que, ao se usar uma determinada rede social, os neurônios liberam uma substância chamada de dopamina, conhecida por provocar a sensação de felicidade, e quanto mais se usa, mais dessa substância vai sendo necessária para conseguir a mesma sensação. Logo, como em todo vício, a pessoa se torna dependente, e vive apenas para satisfazer o vício, perdendo a noção do tempo nas redes sociais. Dessa forma, gerando vários problemas à saúde mental da pessoa, como episódios de ansiedade e depressão.
Ademais, também se faz necessário ressaltar a questão da falta de administração do tempo de acesso às redes sociais. Segundo dados do “Global Digital Overview 2020”, o brasileiro passa, em média, mais de 3 horas nas redes sociais. Dessa maneira, se nota uma deficiência em organizar as atividades mais importantes como trabalho e outros afazeres, do lazer. Nesse sentido, nota-se um grande problema para a sociedade, uma vez que ao não se saber fazer uma organização responsável da própria rotina, a procrastinação, leva à omissão de tarefas mais importantes, podendo levar a pessoa a ter sérios transtornos.
Destarte, se faz urgente a solução dos problemas supracitados. Logo, se deve aproveitar o alcance das redes sociais, como o YouTube, para criar projetos que por meio da criação de vídeos curtos, irão ensinar a população, a se tornar mais consciente, e aprender a administrar melhor o seu tempo. Além disso, as escolas devem criar aulas que ensinem através de atividades práticas, a utilização consciente das redes sociais, evitando assim os perigos do vício em redes sociais. Dessa forma, a frase de Benjamin Franklin, não se tornará uma realidade, criando uma população que saberá organizar melhor seu tempo de acesso às redes sociais
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.