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Por rafa8514
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#66558
Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito à intolerância religiosa. Isso acontece devido à negligência estatal, e à má formação socieducacional.
Em primeiro lugar, a ineficiência de leis que garantam o acesso à cultura restringe a cidadania dos indivíduos. Seja pela dificuldade em administrar recursos em um território de dimensões continentais, seja pela falta de interesses dos órgãos públicos em promover o desenvolvimento socioeducativo. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo que o Ministério da Cultura exerce na administração do país. Instituído para se rum órgão que promova a aproximação de bens culturais, tal ministério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar à igualdade entre às diferentes formas de crenças para que, o preconceito fosse deixado de lado e desse modo, o respeito às diferentes práticas religiosa fosse ganhando espaço.
Ademais, deve-se explícitar que consideração parte da sociedade, não busca reverter a situação da intolerância religiosa no Brasil. Isso ocorre, em grande parte, devido ao baixo senso crítico da população, fruto de uma educação tecnicista, na qual não há o estímulo ao questionamento. Sob esse âmbito, é preciso que a população deixe sua inércia de lado e mostre sua insatisfação às entidades estatais, para que, desse modo, essas autoridades tomem medidas suficientemente efetivas.
Assim, deliberações precisam ser tomadas para sanar tais lacunas na sociedade brasileira. Para isso compete ao Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação investir em campanhas publicitárias nas redes sociais, e tv, na intuição de comunicar a desigualdade existente entre as religiões, e dessa forma, consientizar a sociedade que todos, sem extinção cultural, merece o respeito, como principal promotor da tolerância. Isso deve ser feito por meio de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União - órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos- , com o objetivo de potencializar a questão. Tais medidas, visem o bem comum.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Rafaelapipo
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#66612
Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito à intolerância religiosa. Isso acontece devido à negligência estatal, e à má formação socioeducacional. (o que o acesso a cultuta garantido pela contituição de 1988 tem a ver com a intolerancia religiosa? desenvolva melhor)
Em primeiro lugar, a ineficiência de leis que garantam o acesso à cultura restringe a cidadania dos indivíduos, seja pela dificuldade em administrar recursos em um território de dimensões continentais, seja pela falta de interesses dos órgãos públicos em promover o desenvolvimento socioeducativo. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo que o Ministério da Cultura exerce na administração do país. Instituído para ser um órgão que promova a aproximação de bens culturais, tal ministério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar à igualdade entre às diferentes formas de crenças para que, o preconceito fosse deixado de lado e desse modo, o respeito às diferentes práticas religiosa fosse ganhando espaço.
Ademais, deve-se explicitar que considerada parte da sociedade, não busca reverter a situação da intolerância religiosa no Brasil. Isso ocorre, em grande parte, devido ao baixo senso crítico da população, fruto de uma educação tecnicista, na qual não há o estímulo ao questionamento. Sob esse âmbito, é preciso que a população deixe sua inércia de lado e mostre sua insatisfação às entidades estatais, para que, desse modo, essas autoridades tomem medidas suficientemente efetivas.(Isso se enquadraria como proposta de intervenção, ao em vez disso, procure algum dado de pesquisa, ou alguma citação de uma pessoa importante para comprovar a sua afirmação)
Assim, deliberações precisam ser tomadas para sanar tais lacunas na sociedade brasileira. Para isso compete ao Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação investir em campanhas publicitárias nas redes sociais, e tv, na intuição de comunicar a desigualdade existente entre as religiões, e dessa forma, conscientizar a sociedade que todos, sem extinção cultural, merecem o respeito, como principal promotor da tolerância. Isso deve ser feito por meio de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União - órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos- , com o objetivo de potencializar a questão. Tais medidas, visem o bem comum.
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SUGESTÕES:
1) tente desenvolver melhor a introdução, seguindo a estrutura dissertativa: contextualização + tese + argumentos.

contextualização: você não contextualizou a temática, foi direto para a tese. Pesquise sobre os tipos de introdução para desenvolver o paragrafo melhor. Nesse caso, você poderia tentar uma contextualização usando um referencial histórico, alguma lei constitucional (procure escrever um trecho dela), ou uma alusão a um texto jornalístico.

tese: a tese é uma afirmação objetiva que fazemos com referencia ao tema da redação, você fez: "Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito à intolerância religiosa" Você fez uma afirmação com relação ao acesso a cultura, não ao tema. O "principalmente no que diz respeito à intolerância religiosa" não foi incorporado na frase devidamente, causando confusão. Tente algo como: "Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que a intolerância religiosa ainda é um problema preocupante no Brasil"


2) Os argumentos foram bem desenvolvidos, mas seria interessante detalha-los mais, senti fata de uma explicação. Por exemplo, no segundo paragrafo:

"Em primeiro lugar, a ineficiência de leis que garantam o acesso à cultura restringe a cidadania dos indivíduos, seja pela dificuldade em administrar recursos em um território de dimensões continentais, seja pela falta de interesses dos órgãos públicos em promover o desenvolvimento socioeducativo" Como isso acontece? Por que? Você foi direto para a comprovação.

comprovação: opte por dados de pesquisas, citações de pessoas especializadas, reportagens e etc. Isso vai garantir mais credibilidade.


3) na sua conclusão faltou a retomada da tese. Além disso, o tema da redação (no material de apoio) é "caminhos para...." indicando a necessidade de MAIS DE UMA proposta de intervenção.

- Seria interessante revisar a estrutura do texto dissertativo argumentativo e trabalhar a coesão.

1paragrafo: contextualização da temática + tese + argumentos
2paragrafo: argumento + explicação (como?) + justificação (por que?)+ comprovação (quais as evidencias?)
3paragrafo: argumento + explicação (como?) + justificação (por que?)+ comprovação (quais as evidencias?)
4paragrafo: retomada da tese + proposta de intervenção
- a proposta de intervenção deve responder: quem? o que? como? para que?
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Por Rafaelapipo
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#66613
Ah, outra coisa.

O texto dissertativo argumentativo não precisa de titulo, portanto não precisa dele, ele só vai te fazer perder nota e linha. E o seu titulo foi pouco objetivo, se enquadraria num titulo para narração ou conto.
Se for fazer um texto, copie o tema do texto que não tem erro.

Continue praticando <3
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