Em primeira análise, deve se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de chuva. Nesse sentido, a certas épocas do ano como no inverno, os indicies pluviais diminuem e com isso afeta os reservatórios hídricos e dificultando assim a distribuição de água na população. Tendo em mente, com o desmatamento de nascentes, que reduz consideravelmente a quantidade de rios e lagos. Dessa maneira, segundo as ideais do Filósofo John Locke, concluísse como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre a função de oferecer aos cidadãos os direitos indispensáveis, como a segurança de um saneamento básico adequado, o que Infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental o elevado consumo de água que contribui com o agravamento da crise hídrica. Segundo dados do Ministério das cidades, 38,8% da água tratada no Brasil é desperdiçada. Diante de tal alternativa, a utilização desse recurso não, é algo que está sendo usado com responsabilidade, mesmo sendo algo tão importante na nossa sobrevivência. Logo, que é inaceitável que esse cenário continue assim.
Portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Por isso, o Ministério do Meio Ambiente deve promover campanhas de conscientização do uso da água, por meio das mídias, a fim de conscientizar sobre o uso da mesma em todos os aspectos, como reutilizando em afazeres em casa. Dessa forma, o direito previsto no artigo 6, será beneficiando, na prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.