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Por anasilva1
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A poesia de Castro Alves, durante a Terceira Geração do Romantismo, marcou o século XIX por seu caráter de denúncia social, estabelecendo uma corrente apoiadora à causa abolicionista na época. Nesse sentido, é possível perceber que a leitura não só possui importância no meio artístico, mas também, possui uma importante função na formação crítica da sociedade, tornando-se imprescindível reconhecer seu valor.
Em primeiro plano, percebe-se que a falta de incentivo à leitura está ligada aos métodos fracassados que são aplicados nos currículos educacionais. Ainda que as escolas apresentem textos literários, em grande parte, esses conteúdos ficam restritos apenas à interpretação superficial dos acontecimentos, geralmente para uma avaliação quantitativa, o que torna a leitura uma experiência forçada e rasa. A exemplo disso, é possível citar a crítica do influenciador digital Felipe Neto em relação à obrigatoriedade da leitura das extensas obras de Machado de Assis, o que gerou apoio de grande parte do público jovem. Por conseguinte, ao distorcer a experiência da literatura, desenvolve-se uma sociedade sem um pensamento crítico entre os indivíduos.
Ademais, é necessário pontuar a negligência do Estado brasileiro em relação à leitura no país. Segundo, o filósofo inglês John Locke, o Estado é responsável por conceder direitos inalienáveis ao homem, através de um contrato social, o que torna essencial a oferta de melhores condições à leitura para a população. Entretanto, a reforma tributária proposta pelo Ministério da Economia, fará com que os livros tenham seu preço acrescido, o que tornaria esses produtos ainda mais restritos à população de classes sociais mais altas.
Infere-se, portanto, que a leitura possui relevância para a formação de indivíduos em um tecido social. O Ministério da Educação, em parceria com instituições privadas, deve estimular a leitura através de políticas de distribuição de livros nas escolas, que devem promover rodas de leitura e debates, por meio de feiras mensais envolvendo apresentações de filmes e peças teatrais, a fim de contribuir para a valorização da leitura no Brasil. Desse modo, será possível estabelecer uma sociedade pensante e transformadora de seu próprio meio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 152

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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