A princípio, é importante destacar que a intolerância de grande parcela da população do Brasil contra a comunidade LGBTQIA+ vêm de grupos religiosos e conservadores. Nesse sentido, o cristianismo impôs um padrão de relações a ser seguido, de modo que qualquer conduta homoafetiva — atração entre pessoas do mesmo sexo — é considerado contrário aos costumes tradicionais. Desse modo, a instituição de um modelo comportamental cria uma bolha completamente preconceituosa e excludente, o que contribui para a permanência do preconceito contra homossexuais.
Ademais, vale ressaltar que a ausência de estruturas governamentais para o suporte de vítimas que sofreram homofobia corrobora com a ameaça da segurança desses indivíduos. De acordo com o GGB, um homossexual é morto a cada 28 horas no país por conta da homofobia (assassinatos e suicídios) e cerca de 70% dos casos dos assassinatos de pessoas LGBTQIA+ ficam impunes. Dessa forma, o indivíduo que sofre o preconceito não tem suporte estatal ou recursos rápidos para recorrer, de modo que o agressor sai ileso e continua ofendendo outras pessoas.
Em suma, observa-se a necessidade de medidas eficazes para que haja igualdade de direitos entre quaisquer habitante brasileiro. Sendo assim, para solucionar o problema, é necessário que o Tribunal de justiça, um dos órgãos máximos do poder judiciário do Brasil, em parceria com o poder legislativo criar delegacias específicas para lidar com casos de homofobia, por meio da instalação de postos policiais para o amparo de vítimas e da criação de uma linha telefônica para o contato instantâneo em casos de violência. Além disso, é dever das escolas abordar temas que auxiliam na desconstrução do preconceito desde a infância. Só assim, será possível ter na prática o que a Declaração Universal dos Direitos Humanos institui.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.