Diante desse cenário, é oportuno pontuar que, a família deve ter um papel indispensável na cultura habitual da leitura na vida de uma criança. Diante a perspectiva do filósofo brasileiro, Paulo Freire, "é preciso que a leitura seja um ato de amor", responsabilidade essa, o meio familiar cultivar esse amor desde a infância. Nesse sentido, nota-se que, o Brasil possui grande parte dos habitantes com baixo ou nenhum nível de escolaridade, tendo-se então, pouca influência às crianças, já que seus pais não criaram o gosto pela leitura. Logo, enquanto essa questão persistir, o interesse da leitura cada vez mais ficará em decadência em nosso território nacional.
Outrossim, é preciso despertar um olhar para a total participação da falta de homogeneidade de classes sociais nesse revés. A constituição Federal prevê em seu Art.6°, o direito à educação como inerente a todo cidadão como brasileiro. Partindo desse pressuposto, percebe-se em nosso país, a insuficiência educacional para determinados grupos, isso se dá a falta de investimento nos meios escolares públicos, onde se encontra, estudantes de classe social baixa e que não tem acesso a livros, diferente das escolas particulares.
Portanto, é essencial a atuação estatal e familiar para que tais obstáculos sejam superados. Logo, o Ministério da Educação _órgão encarregado pela elaboração e execução da política Nacional de educação_ deve realizar, por meio de programas de incentivo a leitura, traga mais acessibilidade a livros em escolas, e também o investimento em construção de bibliotecas públicas, com a finalidade de estimular o interesse pela leitura. Dessa forma, pode-se-á diminuir, gradativamente, essa patologia social no Brasil prevista na teoria de Durkheim
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.