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Por Larissamaia
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No Brasil temos mais ou menos 214 milhões de pessoas, dentre elas cerca de 19,1 milhões estão em um quadro de insegurança alimentar grave, cerca de 117 milhões não tem acesso permanente e pleno a alimentos e estão em um quadro de insegurança alimentar moderada, sendo assim 94,9 milhões de pessoas estão em situação de segurança alimentar.

Esse é um problema grave que vem piorando mais a cada dia e que tem que ser combatido, isso é um absurdo se levarmos em conta a extensão territorial do país, mas isso é irrelevante já que a concentração da renda está nas maõs de cerca de 10% da população, o dificil é entender que em um país onde detem os recordes de produção agricola, a fome faz parte do convívio de tantas pessoas.

O Brasil está entre os maiores produtores de alimentos no mundo, ocupando atualmente o 3° lugar, é o segundo maior exportador mundial de alimentos, mas é importante ressaltar que a maior parte desses alimentos vai para o exterior e não pra mesa dos brasileiros, como resultado da desigualdade social oriunda da má distribuição de renda da socoedade, somado ainda a outros agravantes, tais como a seca, pragas ou desastres naturais.

A solução para essa questão parece muito distante, envolve uma série de fatores estruturais que estão impregnados na sociedade, não adianta somente oferecer cestas básicas sem oferecer uma estrutura, um trabalho e uma remuneração digna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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