Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a implantação de impostos nos livros. Nesse sentido, o aumento nos valores dos livros acarretaria no decréscimo de leitores. De acordo com o mapa da desigualdade brasileira, 30% da população brasileira que lê, tem dificuldade de entender o que se foi lido, ou seja, são analfabetos funcionais. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, com a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental pontuar a carência de estrutura especializada como impulsionadora da bibliotecas na maioria das escolas públicas no Brasil. Segundo os dados do Inep, 55% das escolas públicas brasileiras não têm biblioteca, portanto dificulta as crianças e os adolescentes a terem mais conhecimento e a prática da leitura para a sua formação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação, por intermédio de investimentos para a criação de bibliotecas nas escolas públicas e nas periferias, assim a população mais carente pode ter mais acesso aos livros adquirindo conhecimento e a prática da leitura. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela Efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada