A priori, o pouco reconhecimento social aliado aos esteriótipos do idoso incidem na exclusão dos mesmos na sociedade. Paralelo a isso, no conto "Chapeuzinho Vermelho" do escritor francês Charles Penault, nota-se que apesar de receber cuidados da neta regularmente a avó da personagem é tratada como uma figura frágil que reside em uma floresta vasta de perigos e longe da civilização. Dessa maneira, aliado ao conto, é evidente o descaso sofrido pelo indivíduos de faixa etária avançada, além da exclusão e do abandono que podem acarretar no abatimento e na ansiedade do longevo.
Paralelamente, a privação da liberdade e os maus tratos também são coeficientes a dificultar o alcance de uma valorização evidente dos idosos. Nesse viés, de acordo com o filósofo inglês John Locke, todo indivíduo tem direito a vida, liberdade e propriedade. Dessa forma, aliado a ideia do filósofo, o sujeito que priva indivíduos de terceira idade da liberdade e os submete a atos desumanos torna-se um transgessor no meio social e provoca não só opressão mas também o agravamento dos esteriótipos de fragilidade e "inutilidade" associado ao idoso, o que reflete no aumento de problemas psicológicos e mentais, como a depressão.
Portanto, é necessário sanar os fatores que impedem uma melhor valorização dos indivíduos de terceira idade. Sob tal viés, é dever do Ministério da Cidadania e do Ministério da Justiça promoverem respectivamente a criação de projetos/eventos que incitem a representatividade/inclusão do idoso e uma melhor efetivação do Estatuto do Idoso para a proteção contra os maus tratos e omissão de liberdade, por intermédio da organização de palestras de participação ativa que incitem a socialização dos mesmos e uma constante fiscalização e assistência de denúncias, a fim de ampara-los e inclui-los. Assim, a mazela instável que o ativista indiano mencionava será estabilizada no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.