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Por Yass
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No período de Segunda Guerra Mundial, ler era um agente importante para acalmar a tensão e um refúgio em tempos sombrios. Atualmente, a leitura é um hábito que está, cada vez mais deixado de lado, principalmente pelos mais jovens. Os livros foram trocados pelas redes sociais, e comesse obstáculo, fica difícil despertá-los a tal interesse.
Podemos notar que as crianças de hoje não se envolvem tanto com as histórias e contos, acabam por escolher a televisão e mídias da internet, já que as mesmas sentem-se atraídas pelos conteúdos oferecidos por este tipo de entretenimento, e os pais, por sua vez, instigam seus filhos à esse tipo de passatempo para que não fiquem entediados.
É importante também ressaltar que há falta de acesso à livros em escolas e bibliotecas, o que dificulta quando o assunto é a procura de literatura de qualidade e útil paramo aprendizado dos alunos. Sem o ingresso à meios de leitura assim, o hábito de ler fica mais distante, ou é trocado pelo casual, onde se lê, mas não se tira nada para a vida.
Para mudar essa realidade, a leitura deve ser incentivada desde os primeiros momentos da vida. Programas de acesso à livros gratuitos são uma ótima opção para que as comunidades desenvolvam um hábito tão saudável. A leitura dissolve a ignorância, e abre os nossos olhos para o mundo. Em si, é uma forma de disseminar a cultura, e deve ser incentivada à todo custo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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