Em primeiro lugar, é fulcral pontuar que a falta de instrução financeira no território nacional deriva da baixa atuação das redes de ensino. Segundo o educador Paulo Freire, o ensino é uma forma libertadora cujo objetivo é despertar a criticidade do aluno, de modo a incentivá-lo na busca de sua autonomia. Posto isso, a falta de uma proposta pedagógica que ensine o indivíduo a lidar com o dinheiro faz com que o mesmo se desenvolva em uma sociedade naturalizada de inadimplência e, por conseguinte, entra para as estatísticas, como a noticiada pela Serasa Experian, aonde o número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,8 milhões em janeiro de 2020. Contudo, esse infeliz cenário está fortemente atrelado à insuficiência educacional, que contraria a ideia de Freire e contribui à formação falha de uma consciência social.
Ademais, um aspecto a ser considerado consequência dessa problemática é a desigualdade social. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo, em que, de um lado pessoas contam com excelentes condições financeiras e do outro, contam com pouco. Desse modo, o brasileiro cresce com o pensamento de que apenas os mais ricos precisam dessa educação e, assim, as classes sociais mais baixas são excluídas de tal preceito, o que fere em sua futura administração monetária.
Portanto, medidas são necessárias para conter o avanço do problema discorrido. Diante disso, o Ministério da Educação deve promover a inserção da educação financeira nas escolas, tanto públicas como privadas, através de palestras com profissionais da área, para expandir o conhecimento sobre finanças desde a infância. Além disso, é responsabilidade do Ministério da Economia estimular a organização financeira, por intermédio de propagandas televisivas, a fim de alcançar as lições às pessoas de diversos níveis sociais. Com essas providências, os cidadãos poderão desfrutar das benesses advindas do estudo financeiro e não cometerão o mesmo erro do casal protagonista do filme "Até que a Sorte nos Separe".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.