A priori, o alto investimento de capital em determinadas regiões provoca uma acúmulo de rendimentos financeiros e estruturais do local. Nesse sentido, no livro "A seleção" da estrutura norte-americana Kiera Cass, é evidente a má distribuição de riquezas e a negligência de desenvolver e suprir as necessidades básicas das periferias. Desse modo, a convergência de benefícios causa uma unificação de locais desenvolvidos mas não uma integração de todas as partes da nação, provocando o desamparo social e econômico.
Paralelamente, o elevado índice de desigualdade nos diversos âmbitos - social e econômico - é uma consequência do acúmulo de capital em regiões específicas. Paralelo a isso, segundo o escritor inglês George Orwel: "Somos todos iguais, alguns são mais iguais do que outros". Nesse ínterim, torna-se perceptível que apesar de todos os indivíduos serem iguais perante a lei, a desigualdade regional ainda se faz presente no meio social o que acarreta no elevado desnivelamento do PIB(Produto Interno Bruto) de cada distrito.
Portanto, é necessário tomar atitudes parar solucionar a mazela do desafio de reduzir as desigualdades regionais no Brasil. Dessa forma, é dever do Ministério da Economia promover investimentos e melhorias nos serviços básicos de regiões mais pobres, por meio de obras públicas, com o intuito de diminuir a concentração de capital e possibilitar a melhoria do IDH( Índice de Desenvolvimento Humano). Assim, a mazela instável que o ativista indiano mencionava será estabilizada no futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.