Nesse sentido, vale ressaltar o esporte como um dos principais caminhos para a socialização. Pois, segundo a assessor social do Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC, a prática esportiva educacional serve de grande auxílio para o estimulo da desenvolução integral do indivíduo evitando a competitividade excessiva e os preparando para exercer um papel na cidadania. Além disso, as modalidades abrangem diversas possibilidades de socialização, como por exemplo, o respeito com os companheiros e oponentes, o cumprimento das regras, e também a lidar com uma derrota. Dessa maneira, notabilizando a importância do esporte na vida dos jovens contemporâneos.
Outrossim, fator benéfico das atividades físicas é amadurecimento dos indivíduos. Sob essa perspetiva, O antagonista Kageyama (do anime Haikyuu), é absurdamente talentoso e experiente, mas arrogante e "mandão". A partir do momento em que se envolve com Hinata – protagonista – e a equipe de vôlei de Karasuno, torna-se uma pessoa que confia em seus companheiros de equipe e aprende a agir em conjunto com o seu time. Paralelamente a ficção, o esporte contribui beneficamente para a formação do caráter e valores. Uma vez que através da prática é possível mostrar aos jovens que é muito difícil, ou quase impossível, alcançar o objetivo sozinho, por mais habilidoso que seja. Assim, demonstrando o quanto é essencial o exercer da atividade esportiva para o acréscimo pessoal.
Em suma, o Governo Federal deve auxiliar, através das ONGs, na fundação de mais projetos sociais esportivos nacionais visando atingir o máximo de crianças e adolescentes – em principal as que sofrem decorrente da vulnerabilidade social – a fim de evitar a exclusão e mudar o futuro de forma concreta desse púberes. Somente assim, eles poderão evoluir socialmente e psicologicamente como os personagens de Haikyuu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada