O seriado “Peaky Blinders”, da plataforma Netflix, retrata uma família de gangsters da Inglaterra que constroem riqueza e ganham notoriedade social por meio do uso da violência. No entanto, no Brasil, a disseminação da violência vem aumentando a cada ano, principalmente pela desigualdade social e o tráfico de drogas.
Em primeira análise, observa-se que as desigualdades sociais incentivam este crescimento numérico da violência. Enquanto uns tem boas condições de trabalho, utensílios e educação, outros lidam diariamente com a falta deles. A situação é ainda mais preocupante quando se conjugam a desigualdade e o racismo. De acordo com o Jornal Globonews, a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, cerca de 75 são negras.
Outrossim, nota-se que o tráfico de drogas serve como empecilho para solucionar este impasse. Pessoas veem no mundo do crime uma melhor qualidade de vida, uma saída para todos os desafios que enfrenta diariamente, porém, a vida no crime torna-se cheia de inseguranças, vícios e principalmente a violência.
Portanto, é de extrema importância medidas preventivas. Para isso, é indispensável que o Ministério de Segurança Pública promova a segurança aos cidadãos, capacitando mais policiais para atuarem contra a violência. De tal forma, o Ministério da Educação deve proporcionar uma educação qualificada, oportunizando diversos cursos e empregos para aqueles que necessitam, visando, desta forma, propiciar uma melhor qualidade de vida para as pessoas e a diminuição dos casos de violência no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.