Precipuamente, a violência policial para com as pessoas privadas de liberdade corrobora intrinsecamente com as más condições que o sistema carcerário nacional enfrenta, Acerca disso, o sociólogo francês Pierre Bourdieu adota o termo “violência simbólica”, o qual defende que a violência não está apenas ligada à brutalidade física, mas também, é ligada ao fator psicológico. Sob esse viés, o cenário pessimista agravado pela brutalidade policial vai de encontro ao pensamento do sociólogo pois indivíduos encarcerados usualmente são rebaixados e violentados de numerosas maneiras. Dessa maneira, tendo seus direitos previstos por lei desacatados perante a situação sofrida.
Em segunda análise, denuncia-se, ademais, a negligência estatal como uma problemática intimamente ligada ao contexto carcerário tupiniquim. Nessa lógica, Thomas Hobbes, filósofo inglês, em seu livro “Leviatã”, afirma que é dever do Estado promover meios que auxiliem o desenvolvimento do corpo social. Entretanto, a realidade enfrentada é oposta ao pensamento do filósofo, uma vez que a passividade do sistema político é um dos principais causadores do caos instaurado no complexo penitenciário. Por conseguinte, a condição precária que se encontra o sistema tende a agravar-se e a segregar mais severamente os indivíduos encarcerados de suas garantias.
Portanto, faz-se mister que medidas exequíveis sejam tomadas a fim de atenuar a problemática em questão no sistema prisional brasiliense. Dessa maneira, urge que o Ministério dos direitos humanos promova missões de inspeção dentro de presídios, nessa conformidade aqueles que praticarem algum ato violento sejam punidos conforme a lei. Além disso, é fulcral que o Departamento Penitenciário nacional, com auxílio de renda provida pelo Governo Federal realize manutenções e reformas administrativas para o melhoramento estrutural e da gestão dos complexos prisionais, de modo que as pessoas privadas de liberdade possam usufruir de suas garantias. Desse modo, o cenário presente no livro “Memórias do Cárcere” não fará analogia ao contexto carcerário atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.